Santa Bárbara terá período de testagem a partir da próxima segunda-feira (24) para Hepatites Virais. A ação faz parte do Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, que seguirá nos dias 25, 28 e 31, das 8h às 15h, no AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas). A realização dos testes será gratuita e não haverá necessidade de agendamento.
A campanha foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 13.802/2019 e tem o propósito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, vistas como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes essas infecções são silenciosas, não apresentam sintomas.
As principais hepatites virais são: A, B e C. A Hepatite A tem o maior número de casos e está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. Uma infecção leve e que se cura sozinha.
As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas por um vírus e por serem silenciosas, acabam sendo descobertas quando a doença já está em estagio avançado, como em casos de cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).
Principais formas de propagação das Hepatites A, B e C
Hepatite A: A forma de transmissão é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem ligação com alimentos ou água contaminados, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.
Hepatites B e C: são propagadas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que podem ser compartilhados, como: agulhas, alicates de cutícula e aparelhos de barbear.
A transmissão do vírus da Hepatite B também pode acontecer por via sexual, sendo apontada, como uma doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa frequente de disseminação desse vírus.
Como é o Tratamento
Não existe nenhum tratamento específico para Hepatite A. O importante é evitar a automedicação para o alívio dos sintomas, pois o uso de medicamentos sem necessidade são tóxicos ao fígado podem piorar o quadro.
Cuidados com a higiene pessoal, como a lavagem das mãos com água e sabão, são essenciais para evitar a contaminação por qualquer tipo de vírus ou bactéria. Lembrando que é importante limpar os alimentos frescos antes de consumir para não ser infectado pelo vírus da Hepatite A.
A Hepatite B, ao contrario da A, tem cura na maior parte dos casos, pois o próprio organismo adquire anticorpos para eliminar o vírus em até seis meses depois dos sintomas iniciais. No entanto, esta doença pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo, levando a casos de cirrose e câncer de fígado.
Os tratamentos acessíveis no momento, para Hepatite B (não são capazes de curar a infecção), mas podem desacelerar a progressão da cirrose e reduzir a incidência de câncer de fígado.
A Hepatite C tem um alto percentual de cura dos casos, quando o tratamento é seguido corretamente. e é feito com os chamados antivirais, que apresentam taxas de cura de mais 95%. O tratamento é executado, normalmente, de oito ou 12 semanas.
As Hepatites B e C podem levar a cirrose hepática e até a uma maior probabilidade de câncer no fígado. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde aponta que de 70% a 80% das infecções entre os portadores de Hepatite C se tornam crônicas.E 20% delas podem evoluir para cirrose e de 1 a 5% para câncer de fígado.
Os tratamentos disponíveis para as Hepatites Virais são gratuitos oferecidos pelo SUS. Importante destacar que existem imunizantes para prevenir a infecção pelas Hepatites A e B, também disponíveis no SUS. Porem não há vacinas para prevenir a Hepatite C.
O Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas (AMDIC) está localizado na rua Teresina, 553, no bairro Planalto do Sol.
Para maiores informações, a população pode entrar em contato pelos telefones (19) 3454.8466 ou (19) 3455.2490, ou por e-mail o: amdic.saude@santabarbara.sp.gov.br. O horário de atendimento é das 7h às 16h30.