Neste sábado (16), a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’ Oeste realiza mais um dia de mobilização contra a Dengue. O “Dia D” Regional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela Urbana faz parte do primeiro Mutirão Metropolitano contra a dengue, sendo realizado simultaneamente pelas prefeituras dos 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
A ação em Santa Bárbara d’ Oeste neste sábado terá visitas casa a casa com orientações e remoção de criadouros e serviços de nebulização nos imóveis dos bairros Vila Grego, Siqueira Campos e Loteamento Colina Santa Bárbara das 8h às 14h.
Em conjunto ao Mutirão Regional, a Secretaria da Saúde e o Setor de Combate às Endemias do DVZ (Departamento de Vigilância em Zoonoses) seguem com ações de combate ao mosquito em várias regiões da cidade, priorizando regiões com casos positivos ou com aglomerados de casos suspeitos.
A Secretaria ressalta aos moradores, a importância de receber os agentes de controle de endemias para que sejam repassadas informações importantes sobre medidas que podem ajudar a previr doenças graves.
Prevenção
Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Confira algumas medidas:
- Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
- Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;
- Limpar as calhas e caixas d’água;
- Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;
- Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;
- Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;
- Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;
- Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;
- Usar telas nas caixas d’água;
- Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o morador deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar – já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.