O auditório da Secretária de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste sediou nesta terça-feira (31) a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC). O encontro reuniu prefeitos e representantes de toda região, e de forma excepcional, esteve presente também o secretário de segurança pública do estado, Guilherme Derrite.
A reunião acontece mensalmente e esta foi a 240ª edição. Com a presença do secretário estadual, o tema central foi a segurança em três âmbitos diferentes, comunicação integrada entre os municípios, segurança nas escolas e violência por conta da vulnerabilidade social, ainda em decorrência da pandemia.
O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, é presidente do Conselho e ressaltou que três principais temas tratados são importantes para fortalecer a parceria entre o estado e a RMC. “Com um governador que tem atuado muito bem e tem tido a sensibilidade necessária, tenho certeza que o secretário também terá”, disse ele antes do encontro.
Reis ainda destacou a relevância e o porquê foi importante a presença do secretário Derrite na reunião. “Na medida que se tem o secretário, nós temos decisão. Podemos ter uma reunião mais decisiva, com mais pragmatismo e mais efetividade”, afirmou.
Como anfitrião, o prefeito barbarense Rafael Piovezan recepcionou os participantes e se disse feliz por receber um encontro de tamanha importância na cidade. “É um prestígio muito grande receber o secretário e prefeitos da região”.
A RMC é formada por 20 municípios. Desses, as cidades de Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba e Paulínia, não assinaram o registro de presença nem com o prefeito, nem com representantes.
Um grande esquema de segurança foi arquitetado para a chegada do secretário, que atendeu os presentes e participou da reunião privativa discursando mais de 30 minutos sobre os assuntos tratados.
“O que está acontecendo no estado de São Paulo, de forma inédita, é uma real integração do estado com os municípios na questão da segurança pública. A Região Metropolitana de Campinas vem sendo exemplo em todo o estado de São Paulo porque já se integraram. O estado vem ouvir as demandas da RMC, que é uma região importantíssima”, disse o secretário.
Após o encontro, de primeiro momento, o principal acordo firmado entre estado e os municípios foi o aumento do efetivo policial. Segundo Derrite, mais de 13 mil policiais, entre Civil e Militar, estão autorizados a serem contratados. “Nosso compromisso é que com os policiais sendo formados, eles cheguem ao interior. Muitas vezes isso não acontecia, pois paravam na capital”, assegurou.