Com o encerramento das inscrições para o Santa Bárbara Rock Fest 2023, a prefeitura divulgou um levantamento das bandas que são candidatas a participar do maior festival de rock independente do interior de São Paulo. A 6a edição do evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Complexo Usina Santa Bárbara, no Residencial Dona Margarida.
12 estados possuem representantes inscritos. Dentre todos os candidatos, 74% não participaram de nenhuma outra edição do festival. São mais de 281 grupos do estado de São Paulo e outros 33 divididos entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí e Santa Catarina.
A capital paulista é a origem da maior parte dos interessados com 17%; Santa Bárbara (16%), Americana (12%) e Campinas (7%), completam o topo da lista. Mais outros 60 municípios também possuem representantes. De todos os inscritos, 50% contam com mais de seis anos de atuação.
Em relação ao estilo marcante, o Pop Rock se destaca com 22%, 13% adotam o Classic Rock, 11% o Heavy Metal e 10% o Hard Rock, entre outros. Desses, 45% possuem repertório autoral.
A escolha de quem se apresenta
Colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e membros do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio da CASAF (Comissão de Análise, Seleção, Acompanhamento e Fiscalização), constituem a curadoria responsável pela seleção dos artistas.
Os critérios utilizados, serão: proporcionalidade regional, apelo popular, estilo musical, viabilidade técnica e identificação de demandas. A escolha não exige obrigatoriedade de justificativa pública.
O ato de convocação será realizado oficialmente via e-mail até o dia 30 de junho, com informações resumidas sobre o evento, data, local da apresentação, duração e o valor da ajuda de custo.
Para conferir o regulamento completo, basta conferir o site rockfest.culturasbo.com. E as dúvidas podem ser tiradas entrando em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo e-mail rockfest@santabarbara.sp.gov.br e/ou pelo telefone (19) 3455-7000. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.