O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), anunciou ontem a abertura de licitação para a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego Mollon, no São Joaquim. A estrutura vai substituir a travessia provisória, de madeira, que liga o bairro ao Jardim Barão.
O chefe do Executivo não informou se a obra será executada com recursos próprios do município ou por meio de convênio. O valor estimado do projeto também não foi divulgado.
Conhecida como “Ponte do Viveiro”, a atual ligação não suporta o tráfego de ônibus e outros veículos pesados.
Para evitar a passagem desses veículos pelo local, a prefeitura instalou aduelas (grandes tubos de concreto) para limitar a largura. Além da limitação de tráfego, a estrutura também tinha alto custo de manutenção.
Sempre que a madeira se deteriorava, a prefeitura tinha de remover a capa de asfalto, substituir as toras e pavimentar novamente o trecho.
“Trata-se de uma obra muito importante, pois é a passagem principal de milhares de pessoas todos os dias – trabalhadores, estudantes, pais e mães de família de toda a região. Agradeço a confiança e a paciência que permitiram que nos planejássemos para mais essa grande empreitada”, afirmou o prefeito em um vídeo, divulgado pelas redes sociais.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Administração, o edital de licitação deve ser publicado durante o final de semana.
O projeto prevê drenagem, pavimentação e revestimento das margens do Córrego Mollon, no trecho de travessia. O processo de contratação deve ser concluído ainda este ano.
RECAPE
Também nesta sexta-feira (13) foi publicada uma licitação para o recapeamento de vias dos bairros São Joaquim e Jardim Batagin.
Serão contempladas com a recuperação as avenidas Rafard e Porto Ferreira e as ruas Águas da Prata, Brotas e Águas de Lindóia, todas no São Joaquim, e Rua Francisco Manuel da Silva, no Batagin.
Por Wagner Duarte