O atual prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), seria reeleito para um segundo mandato se a eleição fosse hoje. Sardelli aparece com ampla vantagem na intenção de voto estimulado, com 59,3%. É o que mostra a nova pesquisa TODODIA/Ágili.
O levantamento mostra a sanitarista Maria Giovana Fortunato (PDT) em segundo lugar na preferência do eleitorado, com 16,9%; Ricardo Pacoti (UB), 2,4%. A porcentagem de eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos é de 15,1%; e não sabem ou não quiseram responder com 6,2%.
Em votos válidos, Sardelli teria 75,4%; Maria Giovana, 21,5%; e Ricardo Pascoti, 3,1%.
A pesquisa ouviu 450 eleitores presencialmente, entre os dias 19 e 21 de agosto.
Giovana aparece com maior rejeição
A pesquisa também questionou os eleitores sobre qual candidato não votaria de jeito nenhum e a candidata do PDT, Maria Giovana Fortunato, aparece em primeiro no ranking de rejeição, com 28,7%. Em segundo lugar, Ricardo Pascoti, do União Brasil, tem 20,2%; Chico Sardelli, do Partido Liberal, tem 13,8% de rejeição. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 23,6%. Não sabem ou não quiseram responder 13,8%.
Para maioria, partido do candidato não influencia escolha
O levantamento questionou os eleitores quanto à influência do partido na escolha do candidato. Para 47,3%, a legenda dos concorrentes não influencia nem um pouco na escolha do próximo prefeito de Americana, enquanto para 37,3% influencia muito. Outros 13,1% disseram que o partido influencia pouco nas eleições deste ano. Não sabem ou não responderam 2,2%.
Governo aprovado
O governo Chico Sardelli atingiu 69,2%% de aprovação na nova pesquisa TODODIA/Ágili. Já 26,8% reprovam a atual gestão municipal. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
A administração municipal de Americana foi avaliada como regular pela maioria, com 42,2%. Logo na sequência, 38,7% consideram boa; ótima, 6,2%; péssima, 8,4% ; ruim foram 3,6%%; e 0,9% não souberam ou não quiseram responder.
Pesquisa
Foram entrevistados 450 eleitores moradores de Americana, maiores de 16 anos, entre os dias 19 e 21 de agosto. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas presenciais, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-01735/2024.
Sobre o instituto
Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.
Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais deste ano.