
Como forma de diminuir aglomerações de pacientes no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia) em Nova Odessa, a Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (2) que as recepções adulta e pediátrica voltaram a ser separadas durante reformas do complexo hospitalar.
Medida foi tomada após aglomeração de pacientes na última segunda-feira (29), quando durante horário de pico muitos dos pacientes que foram direcionados para a ala de emergência após a triagem tiveram que aguardar na recepção.
“Estamos finalizando a reforma do Pronto Socorro Adulto. Passamos o pronto atendimento das crianças, o Pronto Socorro Infantil, para os fundos do Hospital, como já tínhamos feito em uma etapa anterior da reforma”, explicou a secretária de Saúde Adriana Welsch.
Assim, os pacientes adultos continuam “fazendo ficha” e passando pela triagem e classificação de risco na recém-modernizada recepção geral do complexo, na Rua Aristides Bassora, nº 301, no Bosque dos Cedros. O mesmo vale para as visitas aos pacientes internados, nos horários determinados.
Já as crianças de até 12 anos devem ser levadas pelos pais para a segunda recepção, localizada “atrás” do complexo, na Rua Waldemar Ignowski, s/n – na antiga ala respiratória, entre a sede da Secretaria Municipal de Saúde e os fundos do Paço Municipal, e ao lado da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nos dois locais, o atendimento prossegue normalmente 24h por dia, 7 dias por semana.
REFORMA
De acordo com a Prefeitura Municipal, a reforma da ala de Emergência do HMNO já está na fase de acabamento e pintura, devendo ser concluída nas próximas semanas. Em seguida, uma nova ala do complexo deve passar pelas melhorias internas.
Paralelamente, segue também a obra de troca do telhado (original) de todo o hospital, que tem mais de 30 anos e nunca foi modernizado.
Segundo a Secretaria de Saúde, com a finalização dessa etapa da reforma, a situação do complexo hospitalar retornará normalmente.
PAM TEM PEDIATRA
A secretária de Saúde lembrou ainda que o PAM (Pronto Atendimento Municipal) 12h do Jardim Alvorada e região passou recentemente a oferecer também atendimento pediátrico, para crianças até 12 anos – além do atendimento adulto de pacientes com sintomas respiratórios, incluindo suspeitas de dengue, gripe e covid.
O atendimento funciona todos os dias, das 7h às 19h, contando com mais um médico pediatra para o atendimento do bairro.
O local prossegue funcionando como centro de atendimento exclusivo para pacientes adolescentes (acima dos 13 anos), adultos e idoso com sintomas de dengue, gripe e Covid, oriundos de todas as regiões da cidade, reduzindo a demanda sobre o PS (Pronto Socorro) do Hospital e Maternidade Municipal. O PAM Alvorada fica ao lado da UBS 5, na Rua das Imbuias, nº 355.





