quarta-feira, 8 outubro 2025
ATUALIZAÇÃO DAS CADERNETAS

Saúde de Hortolândia inicia campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

Município aplica vacinas diariamente, das 7h30 às 15h30; salas de vacinação de cinco UBSs funcionam em horário prolongado
Por
Vagner Salustiano
Campanha busca que crianças e adolescentes atualizem as carteiras de vacinação. Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta quarta-feira (08) uma campanha de multivacinação. O público-alvo é composto por crianças e adolescentes de até 15 anos. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, e é gratuita.

Objetivo
O objetivo da campanha é fazer com que crianças e adolescentes atualizem as carteiras de vacinação. Serão disponibilizadas vacinas contra dengue, gripe, covid e demais imunizantes que integram o Calendário Nacional de Vacinação.

Horários e locais
A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é feita das 7h30 às 15h30. As salas de vacinação de cinco unidades funcionam em horário ampliado para possibilitar que crianças e adolescentes possam se imunizar durante a semana.

As unidades cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado durante a semana são a UBS do Jardim Amanda II, a UBS Dom Bruno Gamberini, a UBS Rosolém e a UBS Santa Clara – estas quatro atendem até as 17h30. Já a UBS Figueiras aplica vacinas até às 18h30.

As vacinas disponíveis
A campanha irá disponibilizar vacina contra a febre amarela para todas as pessoas que não tiverem comprovação vacinal a partir de 9 meses.

Também durante a campanha, a prefeitura de Hortolândia vai aplicar a dose zero contra sarampo para crianças entre 6 meses a 11 meses e 29 dias. As equipes das UBSs também vão verificar a situação vacinal contra a doença de pessoas de 12 a 59 anos. Quem não estiver com a vacinação em dia será imunizado.

Sarampo
A secretaria de Saúde reforça que pessoas até 29 anos devem ter recebido, pelo menos, duas doses da vacina contra o sarampo. Já pessoas de 30 a 59 anos devem ter recebido, pelo menos, uma dose da vacina. Profissionais de saúde, independentemente da idade, devem ter recebido duas doses de vacina.

Também durante a campanha, Hortolândia segue com a busca ativa de adolescentes de 15 a 19 anos de ambos os sexos que ainda não estão vacinados contra o HPV – o Papilomavírus Humano, que causa câncer de colo de útero. A campanha de multivacinação será realizada até o dia 31 deste mês.

‘Dia D’ da Multivacinação em 18 de outubro
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura vai promover o “Dia D” da campanha no próximo dia 18 de outubro, em unidades ainda (que ainda serão definidas). A Secretaria de Saúde salienta que a população das demais faixas etárias também deve aproveitar a campanha para atualizar as carteiras de vacinação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também