terça-feira, 27 janeiro 2026
TRÂNSITO

Sem baliza e com carro automático: regras para tirar a CNH em SP são flexibilizadas

Novas regras entram em vigor como parte das medidas para facilitar a CNH
Por
Nicoly Maia
Os novos motoristas já podem economizar tempo e dinheiro para tirar a CNH em São Paulo com as medidas adotadas para eliminar etapas e reduzir os custos. Foto: Reprodução/ Agência SP

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira (26) novas medidas para facilitar o processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com a retirada da etapa de baliza do exame prático e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático, desde que cadastrados.

Na região de cobertura da TV TODODIA, há 186 CFCs (Centros de Formação de Condutores) ativos, com maior concentração em Campinas, que soma 54 unidades, seguida por Piracicaba, com 38, e Limeira, com 23.

Fim da baliza no exame prático
Com a mudança, o exame prático passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto segue o modelo já praticado e inclui, entre outros pontos, conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, realização do procedimento de parada em local permitido e condução segura nas demais condições normais de trânsito.

Segundo o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais, a exigência deixou de existir em todas as categorias. “Desde segunda-feira, o Detran-SP passou a não exigir mais a manobra de baliza nas categorias B, C, D e E. O candidato que for realizar o exame prático não precisará mais executar essa etapa”, afirmou.

Prova em carro automático
Outra mudança anunciada é a possibilidade de realização do exame prático em veículos com câmbio automático, desde que estejam regularmente cadastrados. A medida considera o aumento desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as opções para os candidatos.

De acordo com Lucas Papais, a escolha passa a ser do cidadão. “É a liberdade de escolha do candidato. Ele pode optar por fazer as aulas e o exame em carro manual ou escolher o carro automático, tanto nas aulas quanto na prova prática”, disse.

Outras alterações no processo
Após a publicação da norma da nova CNH pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 10 de dezembro, o Detran-SP informou que viabilizou a aplicação do exame teórico em novo formato, com a implantação do curso on-line. A prova passou a ter duração de uma hora e exige vinte acertos, e não mais 21.

O Detran-SP também afirmou que foi o primeiro órgão de trânsito do país a registrar um candidato aprovado no novo exame teórico, no dia 13 de dezembro, três dias após a publicação da nova portaria.

Outra medida adotada pelo Governo de São Paulo foi a redução do valor cobrado nos exames médico e psicotécnico, limitados a R$ 90 cada, realizados exclusivamente em clínicas credenciadas. Os novos valores representam redução de 30% e 40%, respectivamente, em relação aos preços anteriores. “É importante que o cidadão consulte a CNH Paulista, onde estão todas as informações atualizadas e oficiais, de forma transparente”, orientou Lucas Papais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também