A Semana do Bebê de Campinas 2025 começa neste sábado (1) e se estende até dia 8 de novembro e conta com ampla programação organizada pelos centros de saúde do município. As ações têm como foco promover o desenvolvimento saudável da criança desde a gestação até os três anos de idade, período essencial para o crescimento físico, emocional e cognitivo.
Durante a semana, os centros de saúde realizarão palestras, oficinas de primeiros socorros, rodas de shantala, orientações sobre amamentação, higiene bucal do bebê e vacinação, além de informações sobre o programa Família Solidária e outras atividades voltadas às famílias.
Objetivo da Semana do Bebê
Segundo Thiago Ferrari, coordenador do Plano da Primeira Infância Campineira, a Semana do Bebê é uma oportunidade para reforçar que cuidar de uma criança não é responsabilidade apenas da mãe, mas de toda a sociedade. “Eu costumo dizer que a gente tem que cuidar de quem cuida e cuidar da criança também”, afirma.
O principal objetivo do evento é sensibilizar e mobilizar a sociedade, profissionais de saúde, educação e assistência social, além de famílias e cuidadores, sobre a importância dos cuidados integrais nos primeiros anos de vida.

Festivais dos Bebês por bairro
No dia 1º de novembro, das 8h30 às 13h, as atividades serão realizadas no CEU Florence, localizado na Rua Lasar Segal, 110, Jardim Florence. Haverá estandes das secretarias de Saúde e Assistência Social, CEASA, Defensoria Pública, além de oficinas e atividades para bebês, crianças e famílias.
No dia 4 de novembro, das 9h às 12h, o CEI Pezinhos Descalços, na Rua José Jorge Filho, 90, Jardim Carlos Lourenço, receberá atividades semelhantes, com orientação às famílias e oficinas para bebês e crianças.
Ainda no dia 4 de novembro, das 8h às 10h30, as ações acontecerão no CPTI – Centro Promocional Tia Ileide, Rua Vladimir Pinto, 37, Chácara Boa Vista. Já no dia 6 de novembro, das 9h às 12h, será a vez do CEU Thais Fernanda, Rua Demerval da S. Pereira, s/n, loteamento Vila Esperança, com estandes informativos e atividades voltadas à primeira infância.
No dia 5 de novembro, das 9h às 12h, a Praça da Juventude, Rua Abigail Zeni Nader, DIC 5, receberá oficinas, atividades culturais e serviços de orientação para famílias, com ponto focal coordenado por Ana Lúcia e Ana Beatriz.
Encerrando a programação, no dia 8 de novembro, das 8h30 às 12h30, o Lagoa do Taquaral, portão 1 (Praça dos Elefantes), Av. Dr. Heitor Penteado, 2041A, Parque Taquaral, terá estandes informativos, atividades culturais e educativas, fortalecendo vínculos familiares e promovendo cuidados com a primeira infância.
Importância do cuidado na primeira infância
Thiago Ferrari reforça que a Semana do Bebê também oferece serviços de reconhecimento de paternidade, orientação sobre pensão alimentícia, vacinação e apoio a mães vítimas de violência, destacando a importância da presença do pai e do cuidado com a família.
“Muitas vezes essas mães sofrem violência e são mães solo. A Semana do Bebê é justamente para reforçar a importância do cuidado e dos vínculos, garantindo alimentação adequada, carinho e oportunidades que contribuem para formar adultos mais saudáveis e empáticos, refletindo em uma sociedade mais humana e harmônica”, acrescenta.
O coordenador lembra ainda que a superação de desafios, como a falta de vagas em creches, impacta diretamente na vida das crianças. “A vaga na creche é um direito da criança e garante que ela possa ser acompanhada, ter alimentação digna e segura, além de permitir que os pais possam trabalhar”, afirma.
A Semana do Bebê de Campinas 2025 é realizada pela Prefeitura, com apoio das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, da Fundação FEAC e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“A criança não é o cidadão do futuro, ela é o cidadão de hoje. Ela já nasce com direitos e deve poder pertencer à cidade desde o nascimento. É fundamental cuidar da criança desde a concepção, garantindo atenção à gestante, à mãe, ao pai e aos avós, estimulando que as crianças permaneçam em espaços públicos e longe das telas, fortalecendo seu desenvolvimento integral”, comenta Thiago Ferrari.





