Com o objetivo de reduzir a inadimplência em Campinas, que atinge mais de 434 mil cidadãos locais e já representa R$ 2,6 bilhões em dívidas, a Serasa manterá um posto de atendimento presencial para negociação de dívidas no Largo da Catedral, na Praça José Bonifácio, entre terça-feira, 5/9, e sábado, 9/9. Trata-se do caminhão do projeto itinerante Serasa na Estrada, que visitará 22 destinos por todo o país até fevereiro do ano que vem.
Campinas é a única não capital brasileira a receber a iniciativa, que deve beneficiar também moradores de todas as outras 19 cidades da Região Metropolitana. Os atendimentos ocorrerão de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h. Em média, cada campineiro tem cerca de R$ 6,1 mil em débitos.
“Devido à relevância do município para a economia brasileira, a Serasa incluiu Campinas nesta jornada focada em educação financeira que vai percorrer todo o país”, afirma Amanda Castro, especialista da Serasa.
São três os serviços oferecidos no caminhão: além de negociação de dívidas, também educação financeira e comparação de crédito para o consumidor escolher qual o melhor cartão de crédito ou empréstimo para o seu momento. Para aproveitar os serviços, basta apresentar um documento com foto.
Já considerando as cidades da Região Metropolitana de Campinas, a inadimplência atinge mais de 1,1 milhão de pessoas, que somam um total de 4.427.002 dívidas em atraso.
A iniciativa da Serasa já beneficiou milhares de brasileiros pelas quatro cidades onde já passou desde 8 de agosto Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Depois de Campinas, o caminhão irá para o Rio de Janeiro e Vitória. No total, serão 22 cidades em um roteiro de mais de 10,5 mil quilômetros que termina em fevereiro de 2024, em Manaus.