
As prefeituras de Sumaré e Hortolândia divulgaram quais serviços públicos municipais continuam funcionando normalmente durante o “feriadão” informal do Carnaval 2026, e quais suspendem o atendimento em função de pontos facultativos municipais.
Em ambas as cidades, os serviços considerados não essenciais fecham no final do expediente de sexta-feira, dia 13, e só voltam em meados da próxima semana.
Sumaré atividades retornam na quinta-feira
Em Sumaré, as atividades nas repartições municipais só serão retomadas normalmente na quinta-feira, dia 19, de manhã.
Assim, o Paço Municipal, CEAC (Central de Atendimento ao Contribuinte), Procon, Banco do Povo, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Sebrae Aqui, além das secretarias administrativas, não terão expediente na segunda, terça e quarta-feira.
Mas os atendimentos de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde serão mantidos durante todo o feriado prolongado – incluindo todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e PAs (Pronto-Atendimentos) e a Central de Ambulâncias.
A Polícia Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também operam em regime de plantão, assim como o serviço de Coleta de Lixo Domiciliar, que segue o cronograma habitual, sem interrupções.
Em Hortolândia, não essenciais voltam na quarta
Já em Hortolândia, a segunda e terça-feira de Carnaval foram oficialmente incluídas pela prefeitura local no calendário dos feriados, pontos facultativos e dias-ponte para 2026.
Assim, todos os serviços disponíveis aos contribuintes no Paço Municipal Palácio dos Migrantes, por exemplo, inclusive aqueles da Praça de Atendimento, reabrem às 12h da Quarta-Feira de Cinzas, dia 18.
Entre eles, estão o Protocolo Geral, o PAT, o Procon e o balcão da Tributação, entre outros.
Serviços essenciais funcionam normalmente
Já os serviços públicos essenciais, das áreas de Saúde, Segurança e Coleta de Lixo funcionarão normalmente mesmo durante os pontos facultativos municipais.
Estão incluídos ai o Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas, o Samu, as três UPAs, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), entre outros.





