terça-feira, 20 janeiro 2026
SAÚDE EM PAUTA

Sessão da Câmara de Americana é marcada por duras críticas ao Hospital Municipal

Parlamentares usaram a tribuna para criticar a gestão da unidade e relatar problemas enfrentados por pacientes
Por
Diego Rodrigues

O atendimento prestado no Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi foi o principal destaque da primeira sessão ordinária de 2026 da Câmara Municipal de Americana. Parlamentares usaram a tribuna para criticar a gestão da unidade e relatar problemas enfrentados por pacientes, colocando a área da saúde no centro do debate legislativo.

Entre os primeiros a se manifestar esteve o vereador Gutão do Lanche (Agir) que questionou a qualidade dos serviços oferecidos. Ele relatou o caso de um paciente transferido da Unicamp para o Hospital Municipal no dia 23 de dezembro e que, segundo o parlamentar, permaneceu por dois dias em condições inadequadas antes de a família ser informada, ficando exposto a riscos de infecção.

A vereadora Professora Juliana (PT) defendeu a realização de uma audiência pública para ouvir a população e ampliar o debate sobre a situação da unidade de saúde. Foto: reprodução: Câmara Municipal de Americana.

Apontamentos sobre fiscalização e estrutura
Outras críticas vieram do vereador Renan de Angelo (Podemos). Durante a sessão, ele afirmou enfrentar dificuldades para fiscalizar o hospital sem aviso prévio e apontou possíveis problemas estruturais na unidade. Entre eles, citou a existência de goteiras no necrotério, mencionando o recebimento de um vídeo que mostraria água da chuva caindo sobre um cadáver.

Defesa de audiência pública
A vereadora Professora Juliana (PT), elogiou a postura de Gutão, integrante da base do prefeito, ao cobrar esclarecimentos sobre o atendimento no hospital. Ela também defendeu a realização de uma audiência pública para ouvir a população e ampliar o debate sobre a situação da unidade de saúde.

Pauta da sessão e votações
Apesar do foco nas discussões sobre a saúde pública, a pauta da sessão teve outros encaminhamentos. Dois itens da ordem do dia tiveram a apreciação adiada após pedido de vistas: o veto total do Executivo ao substitutivo do projeto da Política Pública Municipal “Infância Plena” e a proposta que institui o selo “Bebida Segura”.

Já os demais três itens foram aprovados pelos vereadores, incluindo a concessão do Título de Cidadão Americanense a João Carlos Pinto, a entrega da Medalha de Mérito “Ayrton Senna” a Caio Piva e a criação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Acidente Vascular Cerebral em Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também