Pelo menos quatro eventos públicos, em diferentes regiões da cidade, comemoram nesta terça-feira, dia 27, os 144 anos de fundação de Americana.
A programação será aberta com duas sessões do projeto “Cápsula do Tempo” e uma visita guiada à Basílica de Santo Antônio de Pádua – padroeiro da cidade – com alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente.
Uma sessão solene na Câmara, às 19h, e a abertura da exposição Americana – Terra da Minha Raiz” completam a data.
Na Cápsula do Tempo, alunos e interessados vão visitar locais decisivos para a história americanense. Nessas visitas, serão propostas reflexões sobre o antes e o depois. O projeto é desenvolvido pela Pati Tour e exige inscrição prévia pelo telefone (19) 99747-4575.
Já a sessão solene é totalmente aberta ao público e contará com receptivo do saxofonista Marcelo Louback e a execução do hino de Americana pelo quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Americana. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara.
Durante a solenidade, acontece a abertura oficial da exposição “Americana – Terra da Minha Raiz”.
A exposição é um dos temas do suplemento especial de aniversário da cidade, que o TODODIA publica nesta terça-feira.
A exposição conta com fotografias, documentos e objetos dos acervos da Câmara e da prefeitura. Dentre os destaques, estão peças do Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão, retratando o passado da estação ferroviária, cuja inauguração em 27 de agosto de 1875 marca a fundação de Americana.
Livros de registros históricos da cidade, jornais antigos e a primeira bandeira do município também estão expostos. Trechos do hino de Americana, que em 2019 completa 25 anos de sua instituição, marcam os painéis e ajudam a navegar pela história da nossa cidade.
A exposição fica aberta no saguão da Câmara de Americana até o dia 27 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Por Walter Duarte