
As Câmaras Municipais de Paulínia e Cosmópolis realizaram sessões ordinárias nesta terça-feira (15), com pautas voltadas a projetos e indicações de interesse da população. Entre propostas de infraestrutura, educação, saúde e bem-estar animal.
Paulínia
Na 30ª Sessão Ordinária, vereadores de Paulínia apresentaram uma série de indicações e propostas voltadas a educação, saúde, cultura e mobilidade urbana.
Dentre os projetos mais relevantes, destacam-se:
- Fábio Valadão: indicou a criação de curso pré-vestibular gratuito para jovens de baixa renda e solicitou a aquisição de desfibriladores e kits de primeiros socorros para a prefeitura.
- Tiguila Paes: sugeriu a instalação de painéis informativos nas UBSs e a oferta de lanches para alunos de atividades esportivas e culturais.
- Alex Eduardo: propôs a criação de ambulatório para mulheres vítimas de violência sexual e instalação de placas em braile nos pontos de ônibus.
- Pedro Bernarde: indicou estudos para projetos de inovação tecnológica, como hackathon, laboratório de games e liga de e-sports.
Outros parlamentares apresentaram ações para melhorias em calçadas, iluminação, segurança viária e esportes, refletindo o foco da Câmara em infraestrutura e qualidade de vida da população.

Cosmópolis
Em Cosmópolis, a Câmara Municipal também realizou sessão ordinária destacando leis e requerimentos de interesse local.
Entre os projetos de maior destaque, estão:
- Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria do presidente André Maqfran e do vereador Matheus Pádua, que institui o Código Municipal de Defesa e Bem-Estar Animal;
- Emenda Supressiva nº 08/2025 ao Projeto de Lei nº 86/2025, do vereador Matheus Pádua, voltada à criação de um catálogo público de animais recolhidos pela Zoonoses;
- Requerimentos de vereadores, como Junior Vieira, Xandão e Ricardo Guimarães, pedindo informações sobre programações esportivas, iluminação em bairros, manutenção de jardins escolares e reajuste de bolsas da Banda Municipal.
Além disso, a sessão contou com moções de congratulações à Guarda Municipal e Polícia Militar e debates sobre a necessidade de melhor atendimento a pacientes com câncer na região metropolitana de Campinas.