domingo, 21 dezembro 2025
TERMINOU NA SEXTA

SNE 2025 em Campinas destacou IA e novas políticas de incentivo ao pequeno empreendedor

Evento foi encerrado após três dias de palestras, debates e rodada de negócios, reunindo empresários e especialistas sobre inovação e gestão empresarial
Por
Guilherme Pierangeli

A 11ª Semana de Negócios e Empreendedorismo de Campinas (SNE) foi encerrada na sexta-feira (31), após três dias de palestras e encontros voltados à inovação, tecnologia e políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. Realizado no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário, o evento reuniu dezenas de empresários e empreendedores da região em atividades de networking e capacitação profissional.

Com o tema “Mudando o Jogo”, a SNE foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, consolidando-se como um dos principais fóruns regionais de discussão sobre negócios, gestão e inovação.

Uso da IA nos negócios dominou as palestras e conversas no evento. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Incentivo aos microempreendedores
O diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, Marcelo Strama, destacou, durante sua palestra, os novos programas federais voltados aos microempreendedores individuais (MEIs), como o Contrata Mais Brasil e o MEI Conta Com a Gente. “O Contrata Mais Brasil é uma plataforma que permite que órgãos públicos contratem diretamente pequenos prestadores de serviços, como eletricistas, encanadores e pedreiros, de forma simplificada pelo GOV.br. Já o MEI Conta Com a Gente oferece um ano de assessoria gratuita com contadores, ajudando o microempreendedor a se formalizar e entender suas obrigações,” explicou Strama.

Segundo o diretor, essas ferramentas reduzem a burocracia e facilitam o acesso de pequenos prestadores de serviço a oportunidades antes restritas a grandes empresas.

Inteligência artificial ao alcance de todos
O uso da inteligência artificial (IA) nos negócios foi um dos temas mais debatidos desta edição. O consultor Alexsander Barros, palestrante do evento, mostrou que ferramentas de IA já estão disponíveis gratuitamente e podem ser utilizadas por empreendedores de todos os portes. “Nossa proposta foi mostrar como criar agentes de IA personalizados para atendimento e vendas, diretamente pelo celular. Qualquer micro ou pequeno empresário pode usar essas tecnologias para otimizar o relacionamento com clientes e aumentar as vendas,” afirmou Barros.

Ele destacou que há planos gratuitos e acessíveis, além de suporte técnico e consultorias voltadas para empresas que desejam expandir o uso dessas ferramentas.

Tecnologia e infraestrutura
O gerente de produtos da Dell, Rafael Aguiar, reforçou a importância de investir em equipamentos compatíveis com IA, destacando o avanço de processadores com unidade de processamento neural (NPU) — tecnologia criada para executar cargas de inteligência artificial de forma mais rápida e eficiente. “A IA veio para ficar e já faz parte do presente. Mas para aproveitar todo o potencial dessas ferramentas, é essencial ter um dispositivo preparado, com arquitetura otimizada. Os novos processadores com NPU permitem que o usuário tenha desempenho e produtividade muito superiores,” afirmou Aguiar.

Novo polo de eventos
Esta foi a primeira edição da SNE realizada no Prédio do Relógio, espaço recém-reformado que vem se consolidando como ponto de referência para eventos corporativos e tecnológicos em Campinas. O local já havia recebido, em junho, a Campinas Innovation Week, também promovida pela Prefeitura de Campinas, pela ACIC e pelo Ministério do Empreendedorismo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também