sexta-feira, 19 abril 2024

Suástica pichada na Etec de Americana será apagada

Uma suástica, o símbolo do Nazismo, foi pichada em um muro da Etec (Escola técnica Estadual) Polivalente, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Americana. A direção da unidade, que ainda não tem a identificação do responsável (ou responsáveis) pela pichação, lamentou ontem o ocorrido. 

Em nota, a assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Educação do Estado, mantenedora da escola técnica, informou que a direção da unidade já tomou as providências para a pintura do muro externo da Etec, o que deve ocorrer nos próximos dias. 

A unidade não respondeu se a área afetada pela pichação conta com câmeras de monitoramento, que poderiam auxiliar na identificação do responsável. A escola também não informou quais as medidas administrativas a serem adotadas para apurar os fatos. 

“A assessoria esclarece que a instituição repudia qualquer manifestação de intolerância e estimula a pluralidade social, racial e religiosa. A diversidade, inclusive, é uma das premissas do Guia de Comunicação Inclusiva que o CPS lançou em 2019”, traz a nota. 

POLÍCIA 

O uso desse símbolo já causou polêmica na região. Em 24 de fevereiro do ano passado, uma bandeira com a suástica nazista afixada em uma residência virou caso de Polícia em Nova Odessa. 

Na ocasião, a Polícia identificou dois homens, que alegaram ter encontrado a bandeira “na rua” e a hastearam no quintal, na Rua Manoel Antônio Villela, no Bairro Mathide Berzin. 

HOLOCAUSTO 

A associação entre a suástica e o nazismo é automática. O símbolo foi usado por Adolph Hitler para caracterizar seu regime, na Alemanha, responsável pelo Holocausto, que exterminou cerca de seis milhões de judeus, segundo os historiadores. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também