A Prefeitura de Sumaré anunciou ontem que os proprietários de imóveis da cidade começarão a receber os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 a partir da segunda quinzena deste mês de janeiro.
Os valores para o ano serão 4,55% maiores que em 2018, índice que segundo a Administração do prefeito Luiz Dalben (PPS) corresponde ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) acumulado entre 1º de novembro de 2017 e 30 de outubro de 2018.
Conforme comunicado divulgado ontem pela prefeitura, a Administração não considera que haverá “aumento” no imposto, uma vez que não houve reajuste na alíquota e nem revisão do mapa de valores imobiliários que baseia a cobrança. Segundo a prefeitura, os 4,55% são apenas com “correção monetária”, que seria obrigatória.
“Não haverá nenhum aumento ou reajuste por parte da prefeitura”, explicou o prefeito Dalben. “A correção do IPTU foi apenas de acordo com a inflação medida pelo IPCA, algo que é determinado por lei e devemos cumprir”.
DESCONTO
Os contribuintes que desejarem pagar o imposto à vista, em cota única, terão 10% de desconto.
O vencimento da cota única, com o desconto, será no dia 22 de fevereiro, assim como da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento. Para quem optar por dividir o pagamento, as demais parcelas vencerão dia 10 de cada mês.