segunda-feira, 3 novembro 2025
HÁ VAGAS

Sumaré cria 1.555 empregos em setembro e lidera na RMC pelo segundo mês consecutivo

No acumulado de janeiro a setembro, cidade gerou 4.197 novos postos de trabalho com carteira assinada
Por
Vagner Salustiano

O setor produtivo de Sumaré contratou 1.555 trabalhadores com carteira assinada a mais do que demitiu no mês de setembro de 2025. O resultado representa o melhor desempenho do ano para o município. Em agosto, o saldo também havia sido positivo, com 793 admissões acima dos desligamentos.

A performance de Sumaré em 2025 supera a registrada no mesmo período do ano passado, quando o saldo acumulado até setembro era de 3.142 empregos.

Além do avanço em relação ao ano anterior, a cidade liderou pelo segundo mês consecutivo a geração de vagas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo os dados, Sumaré respondeu por 41,86% dos novos postos formais criados nas 20 cidades da região em setembro. No período, a RMC acumulou saldo de 3.715 empregos — entre 57.268 admissões e 53.553 desligamentos.

No comparativo entre municípios, Sumaré superou cidades como Paulínia (485 vagas), Jaguariúna (386 vagas), Vinhedo (180) e Campinas (176) no mês. No Estado de São Paulo, ficou atrás apenas da capital (16.997 vagas) e de Osasco (4.885 vagas).

No acumulado, Sumaré aparece em segundo lugar, com 4.197 novos postos de trabalho. Foto: Prefeitura de Sumaré

2º lugar no acumulado do ano
Entre janeiro e setembro, Sumaré soma 4.197 novos postos formais, o equivalente a 13% de todas as vagas criadas na RMC no período.

A RMC registra saldo positivo de 32.124 vagas nos nove primeiros meses do ano. Campinas aparece na liderança regional, com 9.019 empregos gerados no período.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O balanço considera a diferença entre admissões e desligamentos formais.

No mesmo período, o Estado de São Paulo teve saldo positivo de 49.052 contratações, e o Brasil, de 213.002 novos empregos.

Muitas contratações passam pela mediação do Posto do Trabalho local. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Setores em destaque
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, o setor de serviços liderou a geração de vagas no município, com saldo positivo de 2.699 contratações. Em seguida aparecem:

  • Indústria: 464 vagas
  • Comércio: 427 vagas
  • Construção civil: 348 vagas
  • Agropecuária: 259 vagas

O levantamento também indica que 84,6% dos contratados têm ensino médio completo e que 32,5% têm entre 18 e 24 anos, reforçando o papel do primeiro emprego na economia local.

Outro destaque é a participação feminina: mulheres ocuparam 3.047 vagas (72,6% do total), enquanto os homens responderam por 1.150 postos (27,4%).

Bom momento da economia local
O prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) afirmou que o resultado reflete o bom momento econômico do município. “Esse é um resultado que enche de orgulho cada sumareense. Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, com planejamento e compromisso com o desenvolvimento econômico e social. Investimos na modernização administrativa, na infraestrutura e em ações que fortalecem o ambiente de negócios e atraem novas empresas, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ed Carlo Michelin, avaliou que os números confirmam o potencial do município. “Temos um cenário positivo em praticamente todos os setores, especialmente nos serviços e na indústria. Isso demonstra que Sumaré está consolidada como um polo regional de oportunidades, com um ambiente favorável para quem quer investir e trabalhar”, declarou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também