sábado, 4 outubro 2025
RISCO REAL

Sumaré e Hortolândia adotam medidas contra risco de intoxicação por metanol em bebidas falsificadas

Sumaré cria “comitê de crise” e promete fiscalização intensa; Procon de Hortolândia presta série de orientações
Por
Vagner Salustiano

As prefeituras de Sumaré e Hortolândia também anunciaram na sexta-feira (3) medidas contra o risco de intoxicação por metanol pelo consumo de bebidas destiladas falsificadas. O Estado de São Paulo vem registrando um aumento nos casos de contaminação por bebidas adulteradas nos últimos dias, e relatos começam a surgir também em outros estados.

Sumaré
Em Sumaré, foi criado um “comitê de crise” para combater a adulteração de bebidas com a substância, considerada altamente tóxica e cancerígena, cujo consumo em qualquer quantidade pode causar casos graves ou mesmo fatais.

As principais medidas definidas pelo comitê foram a intensificação das fiscalizações em bares, restaurantes, adegas, distribuidoras e pontos de venda. Qualquer denúncia recebida também será investigada pelos órgãos de controle e fiscalização do município.

Além disso, será deflagrada uma campanha educativa voltada à população, alertando sobre os riscos do consumo de bebidas irregulares e orientando como identificar possíveis adulterações. De acordo com a prefeitura, a ação conjunta é essencial para proteger a saúde da população e garantir que os responsáveis pelas eventuais adulterações sejam devidamente punidos.

“Comitê de Crise” envolve várias secretarias municipais em Sumaré. Foto: Prefeitura de Sumaré

Participação da população é fundamental
A Vigilância Sanitária e o Procon de Sumaré reforçaram que a participação da população será fundamental, já que denúncias de consumidores ajudarão a ampliar a efetividade das operações, que terão início imediato nos próximos dias.

O comitê de crise permanecerá em reunião permanente, avaliando os desdobramentos da situação e ajustando as estratégias sempre que necessário. Denúncias podem ser feitas pelo Portal da prefeitura ou pelo telefone 156.

Consumidores podem procurar o Procon, que fica no interior do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Procon de Hortolândia orienta consumidores
Já em Hortolândia, o Procon divulgou orientações aos consumidores no momento de comprar e consumir bebidas alcoólicas. Segundo o órgão de defesa do consumidor, o objetivo é reforçar a prevenção para evitar danos à saúde das pessoas.

Entre as dicas do órgão para evitar a compra e consumo de produtos adulterados, estão procurar estabelecimentos conhecidos ou dos quais se tenha boas referências. “Desconfie de preços muito baixos, observe a apresentação das embalagens e o aspecto dos produtos, como lacres ou tampas tortos, rótulos desalinhados ou desgastados, erros de ortografia ou logos com variações, ausência de informações e outras imperfeições perceptíveis”, alerta o Procon.

No momento do consumo, ao notar alguma diferença, não se deve fazer “testes caseiros” da bebida, como cheirar, provar ou tentar queimar o produto. Essas práticas não são seguras nem conclusivas.

Atenção aos sintomas de intoxicação
Após ingerir a bebida alcoólica, o consumidor deve ficar atento a sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência e, em caso de necessidade, buscar atendimento médico imediato.

“Exija sempre a nota fiscal ou comprovação de origem. O documento precisa das informações de identificação do fornecedor e da compra, isso ajuda na rastreabilidade do produto, além de ser uma garantia para o consumidor em eventual reclamação”, orienta a diretora do Procon Hortolândia, Eliane Daluio Costa.

Denuncie
Irregularidades podem ser denunciadas ao Procon pessoalmente no Paço Municipal, pelo telefone (19) 3965-1400 (ramais 7022 e 7034), pelo WhatsApp (19) 99635-4208 ou pelo e-mail [email protected].

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também