quarta-feira, 7 janeiro 2026
ANO LETIVO 2026

Sumaré inicia inscrições para transferências e matrículas da Rede Pública Municipal de Ensino

Pais devem ficar atentos aos prazos e canais oficiais; procedimento deve ser feito na escola mais próxima
Por
Vagner Salustiano
Inscrições para Educação Infantil e 1º ano devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Foto: Prefeitura de Sumaré

A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré iniciou os procedimentos de transferência e matrícula para o ano letivo de 2026. Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos, regras específicas de cada etapa e aos canais oficiais de inscrição para garantir o atendimento dos alunos no próximo ano.

As inscrições para transferência no Ensino Fundamental tiveram início no dia 5 de janeiro. O pedido deve ser feito na escola mais próxima da residência do aluno, porém a alocação ocorre de forma automática pelo sistema SED (Secretaria Escolar Digital), que direciona o estudante para a unidade mais próxima com vaga disponível.

Após o processo de compatibilização, os responsáveis podem consultar o resultado a partir desta segunda-feira (6), por meio do site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para a consulta, é necessário informar o número do RA e a data de nascimento do aluno.

Educação Infantil e 1º ano
As inscrições para a Educação Infantil e para o 1º ano do Ensino Fundamental já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste link.

No momento do cadastro, o responsável deve ter em mãos a certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço, comprovante de trabalho e documento do responsável legal. Durante o preenchimento, é necessário indicar a escola municipal mais próxima da residência e aguardar o contato da unidade escolar.

Matrícula imediata em caso de vaga
Segundo a Prefeitura de Sumaré, no caso do 1º ano, se a escola indicada já possuir vaga disponível, a matrícula poderá ser efetivada imediatamente, com recolhimento da documentação e assinatura da ficha de matrícula.

A Secretaria de Educação orienta que, mesmo nesses casos, a inclusão do aluno no sistema SED deve respeitar o prazo, que passou a permitir registros a partir do dia 5 de janeiro. A recomendação é que pais e responsáveis realizem as inscrições dentro dos prazos e utilizem exclusivamente os canais oficiais, evitando problemas no encaminhamento para o ano letivo de 2026.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também