sexta-feira, 22 novembro 2024
MAIS DE 200 MIL ELEITORES

Sumaré pode ter 2º turno nas eleições de 2024?

TODODIA conversou sobre as expectativas do eleitorado sumareense com 2 pré-candidatos à prefeitura, Henrique do Paraíso do Republicanos e Willian Souza do PT
Por
Isabela Braz
Foto: Roberto Jayme/TSE

Segundo a Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos, em municípios com mais de 200 mil eleitores, consegue obter a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um) durante o primeiro turno. O que pode acontecer em um novo município do interior paulista já nas próximas eleições de 2024.

Segundo balanço divulgado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), em setembro de 2023, Sumaré conquistou a marca de 200.681 eleitores aptos a votar nas próximas eleições municipais, já caracterizando a cidade como um município consagrado a ter segundo turno.

Questionado pela reportagem, o TRE afirmou em nota que ainda não pode cravar a informação pois “para a confirmação dos municípios que terão segundo turno em 2024, será necessário aguardar o fechamento do cadastro, em 8 de maio de 2024, já que até esta data poderá haver movimentação do eleitorado”. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ressaltou o trecho da CF sobre os 200 mil eleitores, mas também ressaltou que o eleitorado das Eleições 2024 é anunciado “apenas no ano eleitoral, em torno de julho e agosto”, disse em nota.

Com um avanço populacional e feito histórico na política sumareense, a 1 ano das eleições, o TODODIA falou com dois pré-candidatos sobre como é viver a democracia de Sumaré evoluindo e o perfil do eleitorado da cidade.

O vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) e o vereador e líder de governo na câmara Willian Souza (PT), já estão decididos como pré-candidatos a concorrer ao cargo mais alto do executivo, pelos seus partidos. Ambos com ideologias opostas, mas com grandes chances de movimentar o eleitorado sumareense no próximo ano.

Willian afirma que esse é um momento histórico para a cidade de Sumaré, e que a população terá uma oportunidade mais ampla de conhecer os candidatos. “É uma expectativa positiva, uma expectativa democrática, uma expectativa de fazer um encontro da população com a escolha dos seus representantes de forma diferenciada. É uma experiência nova para a classe política e para toda a população. É um sentimento de gratidão, mas também de responsabilidade por fazer parte da história”, disse.

Segundo Henrique do Paraíso, esse novo modelo de eleição para 2024 vem para somar e traz uma oportunidade de aproximação com o eleitorado. “É uma eleição atípica para Sumaré, porque é a primeira, e estamos preparados para o que der e vier. Eu creio que o segundo turno é uma maneira de deixar o processo ainda mais democrático. As pessoas podendo escolher os seus candidatos com tranquilidade no primeiro turno e no segundo turno”, disse Henrique.

Uma das formas de aumentar o eleitorado, é trazer maior participação política dos mais jovens entre 16 e 17 anos. Num total de 7,5 mil jovens entre essa faixa etária, apenas 1.211 possuem título de eleitor regularizado.

Henrique afirmou que em uma comparação com outros anos, é possível ver que, por mais que pouco, os eleitores jovens vêm crescendo com o passar dos anos. “Hoje os nossos jovens conhecem o nome de todos os ministros do STF, conhecem o nome de inúmeros deputados estaduais e federais, conhecem o nome de inúmeros senadores e deixou de conhecer o nome da seleção brasileira inteira. Hoje inverteu se. Hoje, as pessoas, através das redes sociais, através da imprensa, dessa globalização em massa, da tecnologia, as pessoas hoje acompanham”, disse o pré-candidato.

Willian também reforçou que já foi possível notar maior participação ativa da juventude nas últimas eleições. “Tem um movimento internacional de participação da juventude devido a situações climáticas e situações que vêm colocando a juventude numa pauta de discussão. A internet faz com que também a juventude participe efetivamente dessa questão, porque tem pautas que muito interessa e eles”, disse Willian. “A juventude precisa participar da construção de candidaturas, construção de planos de governo, construções partidárias. A juventude tem que ser protagonista sempre de um processo eleitoral”, complementou.

Para quem ainda não está ativo com a Justiça eleitoral, é possível fazer um atendimento remoto, fácil e rápido pelo site tse.jus.br. Na opção ”Autoatendimento Eleitoral”, populares podem emitir ou regularizar seus títulos de eleitor.

Das oito cidades de cobertura do TODODIA, Americana, com mais de 180 mil eleitores e Hortolândia com mais de 150 mil, são as mais próximas a conseguir, em anos futuros, a oportunidade de ter eleições democráticas em dois turnos.

A quantidade de eleitores aptos em cada município pode ser acompanhada em: https://tododia.com.br/cidades/regiao-tem-mais-de-70-mil-novos-eleitores/

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também