O pagamento poderá ser efetuado em agências bancárias, internet banking ou aplicativos pelos contribuintes correntistas da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Santander. Para aqueles que não possuem contas nesses bancos, o pagamento pode ser realizado em casas lotéricas ou ainda nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, que este ano aceitarão o pagamento de todos os tributos municipais com cartão de débito de qualquer outra instituição financeira.
O IPTU 2019 não teve aumento e os contribuintes receberam os carnês apenas com a correção monetária que, anualmente, por força da lei, os municípios devem aplicar. A correção este ano é de 4,5568%, correspondente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) medido entre 1º de novembro de 2017 e 30 de outubro de 2018.
“A maioria da população recebe seu salário no quinto dia útil, então achamos justo prorrogar a data de vencimento para beneficiar nossos moradores. Tanto a cota única como a primeira parcela poderão ser pagas sem juros ou multas até o próximo dia 09 de março. É muito importante que os contribuintes mantenham o IPTU em dia, todo valor pago volta na forma de benefícios para a nossa população: em Saúde, Segurança, Educação e obras de infraestrutura tão necessárias em diversas regiões da nossa cidade”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
2ª VIA
Aqueles que, porventura, não receberem o carnê até a data de vencimento da cota única ou da primeira parcela podem emitir a 2ª via do boleto no site da Prefeitura: www.sumare.sp.gov.br. Basta clicar na barra “Cidadão > Acesso a Tributos Online > 2ª via – IPTU exercício” e, em seguida, informar o número da Inscrição Cadastral do Imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário.
Também é possível retirar a 2ª via em três pontos físicos espalhados pela cidade:
CEAC (Central de Atendimento ao Contribuinte): Rua Ipiranga, nº 73, Centro;
Posto de arrecadação do Centro Administrativo de Nova Veneza: Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza;
Posto de atendimento do Matão: Avenida Minasa, nº 1.136, Matão.