sexta-feira, 7 novembro 2025
TODOS CONTRA O AEDES

Sumaré realiza mobilização do ‘Dia D de Combate à Dengue’ neste sábado

Ação será na região central e reforça a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti
Por
Redação
Em caso de chuva neste sábado de manhã, no entanto, o “Dia D” não será realizado. Foto: Prefeitura de Sumaré

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio do setor de Controle de Arboviroses, realiza neste sábado (8) uma mobilização alusiva ao “Dia D de Combate à Dengue”.

A ação, que ocorrerá das 8h ao meio-dia na região central, integra a campanha nacional e reforça as iniciativas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Desde o início de 2025, o município registrou 8.848 notificações de dengue, com 5.713 casos confirmados e 16 óbitos. Em relação à chikungunya, foram 21 notificações e cinco casos positivos.

A adesão à campanha fortalece o conjunto de medidas que o município vem adotando ao longo do ano. Os agentes de endemias irão mobilizar os moradores para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito, especialmente neste período chuvoso. Vale lembrar que, em caso de chuva, o “Dia D” não será realizado.

Profissionais vão verificar os quintais atrás de focos do mosquito. Foto: Prefeitura de Sumaré

Mobilização vai para todas as regiões
Na próxima semana, entre os dias 10 e 14 de novembro, o município seguirá com a mobilização em todas as regiões. Todas essas ações antecedem o início do verão, período em que o aumento das chuvas e das temperaturas favorece a reprodução do mosquito.

“O trabalho de controle ao Aedes aegypti é contínuo e coletivo, pois o morador tem papel essencial na eliminação de criadouros, mantendo os quintais livres de água parada. Com a campanha nacional e o Dia D, queremos reforçar esse compromisso com a saúde de Sumaré”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Controle de Arboviroses
O Setor de Controle de Arboviroses tem intensificado, desde o início do ano, as ações de combate ao mosquito, com mutirões de limpeza, visitas domiciliares e orientações educativas.

“Apesar dos esforços, o sucesso dessas ações depende da colaboração dos moradores, que devem manter quintais, calhas, caixas d’água, potes de água dos pets e outros recipientes sempre limpos e livres de água parada”, destacou a Prefeitura.

As piscinas também merecem atenção especial. A recomendação é seguir as orientações do fabricante quanto à quantidade adequada de cloro. Já as piscinas infantis devem ter a água trocada semanalmente e, quando não estiverem em uso, devem ser desmontadas e guardadas em local coberto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também