A Prefeitura de Sumaré intensifica as ações de combate à dengue em toda a cidade. A Secretaria Municipal de Saúde promove a visita casa a casa, verificando os quintais das residências e aplicando de larvicida, quando necessário, além da retirada dos criadouros inservíveis e nebulização. Até o momento, Sumaré registrou 236 notificações de casos de dengue. Desse total, 64 casos são positivos e 15 estão sendo investigados.
Nesta semana, os serviços de nebulização ocorrem nos Jardins Maria Antônia e Ypês, regiões onde registram maior quantidade de casos suspeitos de dengue. As equipes de Controle de Vetores intensificaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros.
No próximo fim de semana, ações de orientação e conscientização acontecem na feira livre da Avenida Rebouças no sábado (3) e na feira livre do Jardim Maria Antônia no domingo (4). No dia 24 de fevereiro, ao longo do dia, acontece o Dia D de Mutirão de Combate ao Aedes.
Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré também realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156 e a visita casa a casa para orientação, bloqueio e controle de criadouros.
Esse trabalho de bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é ainda mais importante a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam, retomando todo o ciclo.
“Não podemos descuidar. É muito importante todos adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental. É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana. As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo, principalmente os pneus inservíveis, é não jogar lixo em terrenos baldio.