quinta-feira, 16 outubro 2025
SAÚDE

Sumaré realiza neste sábado o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação

Ação acontece das 8h às 15h em seis unidades de saúde e busca atualizar vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos
Por
Redação
Multivacinação vai acontecer em uma unidade de saúde por cada regional da cidade. Foto: Prefeitura de Sumaré

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realiza neste sábado (18), das 8h às 15h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e será realizada em uma unidade de saúde por regional: Vasconcelos, Bordon, CIS Nova Veneza, Ângelo Tomazin, Bandeirantes e Matão.

Vacinas disponíveis e público-alvo
Durante o dia, também será aplicada a vacina SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em pessoas de até 59 anos. Além disso, adolescentes de 15 a 19 anos que nunca se vacinaram contra o HPV poderão receber a dose preventiva.

A campanha, que está em andamento desde o início de outubro, busca aplicar doses pendentes por atraso, ausência ou necessidade de reforço, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Diversas vacinas oferecidas
Entre as vacinas que podem ser atualizadas estão as que protegem contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, meningites C e ACWY, pneumonia, poliomielite, rotavírus, gripe, febre amarela, HPV e dengue. Atualmente, a cobertura vacinal geral para menores de 15 anos em Sumaré é de 76,7%.

Orientações à população
O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, reforçou o convite à população. “O Dia D é uma oportunidade importante para atualizar as vacinas e garantir a proteção de todos os moradores. Vacinar é um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde da comunidade”, afirmou.

Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes com a carteira de vacinação e um documento de identificação, para que as equipes de saúde possam verificar quais doses precisam ser aplicadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também