Dados atualizados do Painel da Dengue do Estado revelam uma redução de 39% nos casos de dengue em Sumaré nos últimos 30 dias. Entre os dias 28 de março e 28 de abril, o município registrou 1.520 casos. Porém, houve uma redução para 931 caso entre os dias 28 de abril e 28 de maio, ou seja, uma queda de 39%.
Sumaré registrou quatro mortes pela doença e ainda há quatro óbitos em investigação em 2024, sendo 4.258 casos de dengue no acumulado deste ano. Uma das principais estratégias adotadas pela cidade para combater a dengue é a intensificação das nebulizações noturnas. Recentemente, foi realizada uma nebulização abrangente na região do Maria Antonia, como parte dos esforços contínuos para reduzir os focos de mosquitos transmissores da doença.
O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, comentou sobre o progresso alcançado e as medidas tomadas para controlar a disseminação da dengue na cidade. “Queremos reduzir cada vez mais os casos de dengue em Sumaré. Temos empenhado esforços e investimentos em ações preventivas e de combate que estão gerando resultados positivos”, disse.
Dalben enfatizou ainda a importância da colaboração da população no combate à dengue, destacando a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em residências e locais públicos, uma vez que 90% dos criadouros estão nas casas. “É fundamental que todos continuem fazendo sua parte, adotando medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes e realizar a limpeza regular de calhas e quintais”, ressaltou o prefeito. O município também tem realizado campanhas de orientação contra a doença e capacitado os agentes de endemias.
As autoridades de saúde continuam monitorando de perto a situação e implementando medidas preventivas, com o objetivo de manter a tendência de queda nos casos de dengue e proteger a saúde da população sumareense.