Uma equipe do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar prendeu um jovem de 19 anos em flagrante por receptação no Jardim Vitória, na região de Nova Veneza, em Sumaré, e recuperou uma motocicleta Honda XRE 300 furtada dias antes em Campinas.
A ação aconteceu no final da tarde de segunda-feira (12). O veículo ainda circulava com a placa de outra moto, de Pernambuco – ou seja, o veículo que estava em Sumaré era um “dublê”.
Segundo o registro da ocorrência, durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu uma denúncia anônima de populares de que um indivíduo em uma residência nas proximidades estaria tentando vender uma motocicleta, possivelmente produto do crime.

Com as informações básica sobre a moto e o suspeito, os policiais foram até o local indicado, na Rua Piauí, onde abordaram o rapaz de 19 anos no portão.
Questionado a respeito da origem da motocicleta, o rapaz confirmou que o veículo se encontrava em sua posse. Ele autorizou a entrada da equipe da PM na residência, para averiguação.
Os policiais militares iniciaram então o procedimento de verificação das informações sobre a moto nos bancos de dados dos órgãos de segurança pública. Inicialmente, eles tentaram ler o QR Code da placa que estava afixada na moto, que não “completava” a leitura.
Isso motivou uma busca mais minuciosa pelos sinais identificadores do veículo, como o número de chassi. Os PMs perceberam então que a numeração do chassi apresentava divergência no 14º caractere, em desacordo com os padrões estabelecidos pelas normas de trânsito, bem como indícios de adulteração na numeração do motor.
Moto original está em Pernambuco
Os policiais decidiram então checar os próprios caracteres da placa cujo QR Code não “lia”. Para surpresa da equipe, a placa era de uma moto registrada em Camaragibe/PE, diferente da unidade que estava diante dos PMs.
A equipe até entrou em contato com a polícia de Pernambuco, que orientou o proprietário do veículo original a comparecer a delegacia para registrar a existência de uma moto “dublê” circulando por Sumaré/SP.
Após uma série de consultas aos sistemas da segurança pública paulista, tentando todas as combinações possível para o 14º caractere do número do chassi da motocicleta suspeita, os policiais militares finalmente conseguiram identificar que se tratava de uma unidade furtada em Campinas no último dia 06 de janeiro.
Prisão em flagrante e investigação
Diante da constatação, foi dada voz de prisão ao jovem de 19 anos. O suspeito e o veículo foram levados ao Plantão Policial de Sumaré, onde o delegado confirmou a prisão em flagrante. O rapaz permaneceu detido, à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Sumaré vai investigar agora onde e como o chassi da moto foi adulterado, na tentativa de identificar e prender a quadrilha possivelmente responsável pelo crime.
Qualquer pessoa que tenha informações que possam auxiliar na solução deste ou de outros casos policiais pode ligar para o telefone 181, do “Disque Denúncia”, ou para o 197, da Polícia Civil. Ambos os telefones permitem fazer denúncias anônimas.





