segunda-feira, 25 novembro 2024
ACOLHIMENTO

Centros de Transtorno do Espectro Autista de Sumaré tem atendimento humanizado a crianças

Os Centros realizam o primeiro atendimento, avaliação, diagnóstico e acolhimento encaminhando as crianças paras as terapias especificas indicadas a cada uma
Por
Ana Flávia Defavari

Em Sumaré, as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) possuem os Centros TEA dentro dos Centros da Criança da cidade onde podem receber tratamento humanizado e especializado. Os Centros são uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Saúde.

Os Centros de TEA recebem crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos que foram encaminhadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para que passem por avaliação, diagnóstico e acolhimento. Os jovens passam pelo primeiro atendimento na unidade e após os testes e a finalização do diagnóstico são encaminhados para os acompanhados com as terapias especificas de cada caso. Os Centros ampliaram os atendimentos destes casos que já eram realizados pelas entidades APAE e Pestalozzi.

O diagnóstico é clínico sendo realizado através de observação nos sinais e sintomas específicos apresentados pela criança. São avaliados os sintomas comórbidos, a história do desenvolvimento neuropsicomotor e anormalidades, antecedentes gestacionais e neonatais, comportamento de sono e alimentar, a história familiar, aplicação de escalas, o relato de professores e cuidadores além da observação direta com entrevista com a criança. Em alguns casos, a avaliação é multiprofissional.

“Os Centros de TEA visam a ampliação do atendimento ofertado, ofertando auxílio e assistência adequada e humanizada para casa caso, de maneira digna e com muito cuidado e atenção. São um grande reforço no auxílio para nossos moradores com TEA, que precisam de um atendimento específico e com muito carinho”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

As crianças que recebem acompanhamento e assistência são encaminhadas para as terapias especificas como fonodiaulogia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia. Outros tipos de abordagens terápicas são realizadas de acordo com cada caso individual além do tempo e quantidade de terapia é definido por cada profissional.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida por comportamentos que incluem: dificuldades na interação social/comunicação e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

O Centro da Criança da Área Cura está localizado na Rua Livino Pedroso do Amaral, 288, Parque Bandeirantes. A unidade do centro fica na Avenida 3M, 50, centro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também