
O sistema de videomonitoramento inteligente Smart Suma permitiu a prisão de mais um foragido da Justiça em Sumaré. Um homem de 61 anos, condenado definitivamente a 13 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, foi capturado na tarde de domingo (13) após ser identificado por câmeras com reconhecimento facial instaladas no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, o foragido era procurado pela Justiça de Itaúna, em Minas Gerais, e foi reconhecido automaticamente ao passar por um dos pontos monitorados na Avenida Júlia Vasconcelos Bufarah, na região central da cidade. Após a identificação, a existência do mandado de prisão foi confirmada pelas equipes operacionais.
Abordagem na Rodoviária Municipal
Com a confirmação da ordem judicial, uma equipe da Polícia Municipal foi acionada e localizou o homem já no interior da Rodoviária Municipal de Sumaré. Ele foi abordado, detido e encaminhado à Delegacia de Polícia do município.
Após os procedimentos legais, o condenado permaneceu à disposição da Justiça para as providências cabíveis relacionadas ao cumprimento da pena.

Tecnologia e monitoramento 24 horas
De acordo com a Secretaria de Segurança, esta foi a oitava prisão de foragidos com mandado em aberto realizada com apoio do reconhecimento facial desde a implantação do Smart Suma, no início deste ano.
O sistema utiliza câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a tecnologias de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise de dados em tempo real. As informações são acompanhadas pelo CIM (Centro Integrado de Monitoramento) e também dialogam com o Programa Muralha Paulista.
A Prefeitura informa que o objetivo do Smart Suma é ampliar a proteção da população, agilizar a atuação das forças de segurança e reforçar o combate à criminalidade, sem utilização do sistema para aplicação de multas ou penalidades administrativas.





