quinta-feira, 25 abril 2024

Destaque internacional, criador de luva biônica receberá medalha em Sumaré

Designer industrial Ubiratan Bizarro Costa será homenageado após desenvolver luvas extensoras que permitiram ao maestro João Carlos Martins voltar a tocar piano com todos os dedos  

LUVA | Maestro e Ubiratan (Foto: Divulgação)

O designer industrial Ubiratan Bizarro Costa será homegeado na Câmara de Sumaré com a Medalha Dorival Gomes Barroca, como forma de reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve há quase 30 anos na cidade. Recentemente, Bira, como é conhecido, ganhou destaque nacional e internacional ao desenvolver luvas extensoras biônicas que permitiram ao maestro João Carlos Martins voltar a tocar piano com todos os dedos.

A homenagem a Bira foi proposta pelo presidente da Câmara, Willian Souza (PT) e aprovada por unanimidade. A entrega da medalha será feita em sessão solene realizada pelo Legislativo no mês de dezembro. Atualmente Ubiratan se dedica a construir equipamentos de design inclusivo, como as luvas feitas para o maestro João Carlos Martins. 

Atualmente Ubiratan se dedica a construir equipamentos de design inclusivo, como as luvas feitas para o maestro João Carlos Martins.

A primeira versão das luvas foi entregue por Bira ao músico durante um concerto no aniversário de Sumaré, em julho de 2019. Desde então, o contato entre os dois ficou mais frequente e Bira foi morando o invento, até que João Carlos conseguisse voltar a tocar piano com todos os dedos.

Considerado um dos maiores intérpretes do compositor Johann Sebastian Bach no século XX, o maestro convive desde os 18 anos com a distonia focal, uma doença que afeta os músculos do corpo. Ao longo da carreira, passou por 24 cirurgias, até que conseguiu voltar ao piano graças à criação do designer de Sumaré.

Bira possui em Sumaré um estúdio de desenhos, a Traço Bizarro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também