quinta-feira, 25 abril 2024

Hospital Estadual de Sumaré deve reabrir leitos pediátricos

Governo do Estado abrirá 70 leitos infantis na região, sendo 30 deles no Hospital Estadual de Sumaré 

Sumaré | Hospital Estadual de Sumaré pode reabrir ala de enfermaria pediátrica (Foto: Governo do Estado)

O Estado deve implantar 70 leitos pediátricos na região. Desse total, 30 devem ser no Hospital Estadual de Sumaré, que teve a ala de enfermaria pediátrica desativada. A informação foi anunciada ontem (23) em reunião entre o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e a direção da DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde).

De acordo com informações, o governo estadual apresentará um cronograma para abertura dos leitos de enfermaria pediátrica e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e UTIs neonatais. Os municípios de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré estão entre as cidades que devem receber as estruturas pediátricas, conforme comunicado da Prefeitura de Campinas.

Dos 70 leitos, Campinas e Sumaré devem receber cerca de 40. O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp deve ter de oito a 10 leitos de enfermaria e o Hospital Estadual de Sumaré (HES) deverá ter a reabertura de 30 estruturas de pediatria também de enfermaria.

Os números divulgados pela prefeitura, porém, não são definitivos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

No começo do mês, outra reunião entre a prefeitura e o governo do Estado foi realizada para discutir a alta ocupação dos leitos pediátricos e neonatais em Campinas e região. Durante o encontro, o prefeito pediu a reabertura dos 30 leitos no Hospital Estadual de Sumaré a fim de desafogar a rede pública.

Conforme comunicado da prefeitura, o cronograma deve incluir a implantação de seis leitos de UTI neonatal em Paulínia, além de 24 leitos de cuidados intermediários, sendo oito em Paulínia, dez em Santa Bárbara d’Oeste e seis em Jaguariúna.

A Prefeitura de Campinas alertou sobre a alta demanda de leitos pediátricos e neonatais. A maioria dos pacientes internados em Campinas está com doenças respiratórias e mais de 30% são de outros municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, em nota, que pretende abrir novos leitos pediátricos na região de Campinas e que conversa com gestores de Saúde da Divisão Regional de Saúde para definir cronograma. “Importante que a população saiba que a abertura de novos leitos não é prerrogativa apenas do Estado, mas também dos municípios e da União”, disse.

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), que é vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), afirmou que, junto ao deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), se reunirá hoje (24) com o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn para discutir o assunto. “Existe uma alta demanda de leitos pediátricos e neonatais na nossa região e é inadmissível que nossas crianças fiquem sem atendimento no momento em que mais precisam. Serviços de saúde precisam de investimentos constantes e, em uma parceria dos prefeitos da região, com o deputado estadual Dirceu Dalben e representantes do Governo do Estado, estamos realizando uma união de esforços no sentido de buscar soluções para garantir a continuidade dos serviços e a abertura de novos leitos”, afirmou Luiz Dalben. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também