O complexo viário, maior da história de Hortolândia, terá 5,1 km de extensão. Segundo a Secretaria de Obras, o prazo de execução do trabalho é de 12 meses
As máquinas da Prefeitura de Hortolândia já iniciaram os trabalhos para construção do maior conjunto viário da cidade. Em uma área próximo ao condomínio residencial do Jardim Minda, as equipes realizam a limpeza e o nivelamento do terreno para o início da primeira etapa da intervenção, sentido Avenida Amélia Basso Breda.
O complexo viário, maior da história de Hortolândia, terá 5,1 km de extensão. Segundo a Secretaria de Obras, o prazo de execução do trabalho é de 12 meses.
A intervenção vai desde a Vila Real, na região central, até a área sob a Ponte da Esperança, próximo da avenida Panaíno, no bairro Green Park, interligando avenidas, integrando bairros e contribuindo para melhorar o fluxo de veículos na cidade, garantindo mais desenvolvimento para o município.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a realização de todas as etapas da obra interligarão as regiões da cidade diminuindo o tempo de deslocamento. Motoristas que saem das regiões dos jardins Minda, Nova Hortolândia, Campos Verdes e Santa Clara do Lago, por exemplo, para chegarem à Vila Real, ganharão tempo no tráfego. A urbanização embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada) também trará grandes benefícios.
A complexidade da obra colaborará para desafogar o trânsito na avenida da Emancipação, próximo à empresa EMS, além da região central. Quem for sentido Sumaré, conseguirá evitar a passagem em nível sobre a linha férrea, na avenida São Francisco de Assis.
Além disso, quando a construção do viaduto neste local estiver em construção, o complexo viário aliviará o trânsito pelo Viaduto 17 de Abril, cuja pista é simples.
Enfim, a obra do complexo promete mudar a disposição viária da cidade.
As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.
A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho