quinta-feira, 25 abril 2024

Prefeitura de Sumaré inaugura projeto “Meu Primeiro Filho”

Com novo espaço no Ambulatório de Especialidades, Administração Municipal passará a oferecer orientação médica e psicossocial, além de cursos de aprendizado às mães de primeira viagem

Dirceu e Mara Dalben, com o prefeito Luiz Dalben e o secretário de Saúde, Rafael Virginelli, inauguraram o projeto nesta quinta, em Sumaré (Foto: Divulgação)

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben, junto com o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) e o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) lançaram na manhã desta quinta-feira (10) o projeto “Meu Primeiro Filho”, em parceria com a Secretaria de Saúde. Pelo projeto, a Administração Municipal passará a oferecer orientação médica e psicossocial, além de cursos de aprendizado às mães de primeira viagem.

“A implantação do ‘Meu Primeiro Filho’, em complemento às ações realizadas com as gestantes na BEM (Base de Excelência da Mulher), é mais uma ação que visa os cuidados e proteção à mulher. As mamães de primeira viagem, que tem alguma dúvida de como cuidar do seu bebê, aprenderão aqui, neste espaço. É um projeto para humanizar o atendimento da saúde, para cuidar e amparar bem das nossas crianças e nossas jovens mamães”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A capacitação acontecerá na Sala Multidisciplinar do “Meu Primeiro Filho”, instalada dentro do Ambulatório de Especialidades, na região central. A sala reproduz um quarto do bebê, com os acessórios necessários para os primeiros cuidados dos recém-nascidos, com banheira, trocador e poltrona de amamentação, bem com espaço para formação e para ensaio fotográfico de gestantes.

A inauguração faz parte da programação da “XIV Semana da Mulher” e é voltado, inicialmente, a grávidas no primeiro trimestre de gestação que já fazem acompanhamento na BEM.

“A gravidez é uma condição que envolve muitos riscos, mitos, dúvidas, crenças e expectativas. Para orientar e ofertar todos os cuidados para nossas gestantes de primeira viagem, que já realizam acompanhamento na BEM e são encaminhadas pela unidade, vamos implantar este projeto, com todo o carinho e amor. Queremos ofertar para as mamães espaços de orientação, compartilhamento de experiências e fonte informações seguras”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

Para Hosana Carvalho Santana, 25, que completará 6 meses de gestação no próximo mês, o projeto será muito importante para mulheres na primeira etapa da maternidade.

“Este projeto é de tamanha importância para aprender e entender um pouco deste mundo novo, porque é tudo novidade e consequentemente o medo e a insegurança batem, mas com este apoio, pode se tornar mais fácil, é um apoio a mais”, comentou Hosana.

A iniciativa também é aprovada pela estudante Manoela Cristina Toth da Silva, 17. Ela conta que sempre quis ser mãe e que as atividades desenvolvidas por meio do projeto a ajudarão neste momento. “A gravidez tem sido um aprendizado e tem me trazido felicidade desde o momento em que eu descobri. Ter este projeto, é ter uma base, é entender como descobrir o novo, porque é tudo diferente, às vezes um soluço ou um choro diferente, uma mãe já fica assustada, então este projeto vem como um auxílio, uma tranquilidade para as mães”, concluiu Manoela.

Sala do projeto reproduz um quarto do bebê, com os acessórios necessários para os primeiros cuidados dos recém-nascidos (Foto: Divulgação)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também