
O sistema de videomonitoramento inteligente “Smart Suma” levou à prisão de mais um procurado pela Justiça em Sumaré. A detenção, ocorrida na manhã de quarta-feira (5), é a sétima realizada com o auxílio do reconhecimento facial desde a implantação do sistema, no início do ano.
O caso chamou atenção porque a prisão foi feita pelo próprio secretário de Segurança da cidade, Jeverson Eclair Soares, e pela comandante da corporação, Magali Alcântara.

Alerta e abordagem no Centro
O alerta da Central de Comunicação e Monitoramento soou por volta das 11h, quando as câmeras do Smart Suma identificaram o rosto de um homem com mandado de prisão ativo caminhando pela região da Avenida 7 de Setembro, no Centro da cidade.
Coincidentemente, o secretário e a comandante trafegavam de carro oficial pela Rua Justino França, nas proximidades da Prefeitura. Ao ouvirem o alerta via rádio, mudaram de direção e localizaram o suspeito poucos instantes depois.
O homem foi abordado e detido sem resistência. Uma segunda viatura foi acionada para levá-lo até a Delegacia do Município, onde o delegado de plantão confirmou a prisão. O indivíduo permaneceu à disposição da Justiça.

Monitoramento inteligente 24 horas
O Smart Suma é um sistema de segurança pública que utiliza tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos. Os totens equipados com câmeras estão instalados em pontos estratégicos do município e enviam alertas em tempo real à central de monitoramento.
O programa, segundo a administração municipal, tem como foco o reforço da proteção da população, a ampliação da sensação de segurança e a agilidade nas ações de resposta das forças policiais, sem objetivo de aplicar multas.
Integração com o sistema regional
A iniciativa faz parte do plano municipal de modernização da segurança pública e atua em conjunto com o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) regional e o Programa Muralha Paulista, fortalecendo o intercâmbio de informações e a eficiência das operações.





