quinta-feira, 18 abril 2024

Sumaré confirma dois casos de varíola dos macacos

 Município ainda possui mais dois casos aguardando confirmação

A transmissão da varíola ocorre por contato direto com as lesões e secreções de pessoas infectadas (Foto: Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica de Sumaré confirmou nesta segunda-feira (15) os dois primeiros de varíola dos macacos na cidade. Os pacientes, um homem de 26 anos e outro de 28 anos, estão em isolamento domiciliar, sem agravamento, e seguem sendo monitorados por equipe de saúde, segundo a superintende da Vigilância Epidemiológica, Denise Barja.

O homem de 26 anos mora na região do Matão e o homem de 28 anos reside no Picerno. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município ainda possui dois casos aguardando confirmação do Instituto Adolf Lutz e outros dois casos descartados.

“Uma sala de situação foi montada para monitorar a doença na cidade. Os profissionais passaram por uma capacitação sobre a situação atual da doença, transmissão, investigação epidemiológica, manejo clínico, cuidados domiciliares, diagnóstico laboratorial, tratamento e monitoramento. Além disso, a formação tratou da coleta de material, notificação e cadastro das amostras”, disse o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli,

A transmissão da varíola ocorre por contato direto com as lesões e secreções de pessoas infectadas e também pela dispersão de gotículas. Os sintomas da doença incluem, além de lesões cutâneas (pápulas, vesículas ou crostas), dor de cabeça, febre, linfonodos aumentados, dor nas costas e fraqueza.

As medidas preventivas são: higienização das mãos, evitar compartilhamento de objetos pessoais, manter a distância de pessoas com suspeita e a utilização de máscaras. Em caso de suspeita, aPrefeitura de Sumaré orienta os moradores a irem até unidade de saúde mais próxima ou ao Hospital Estadual de Sumaré, que atende casos mais graves da doença.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também