sexta-feira, 14 novembro 2025
IMPACTO ORÇAMENTÁRIO

Suspensão do Programa Escola Cívico-Militar afeta unidade em Cosmópolis

Decisão do tribunal atinge 100 escolas no Estado e interrompe implantação no GEPAN, no centro da cidade
Por
Thayla Nogueira

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) determinou a suspensão imediata do Programa Escola Cívico-Militar, considerado uma das principais apostas do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a área da educação. A decisão impacta cerca de 100 escolas selecionadas em todo o Estado, entre elas a Escola Estadual Doutor Paulo de Almeida Nogueira, conhecida como GEPAN, localizada no centro de Cosmópolis.

Falhas estruturais
De acordo com os conselheiros do TCE, o modelo apresenta falhas estruturais, como ausência de estudos de impacto orçamentário e financeiro, falta de planejamento com metas e indicadores de desempenho e o uso de recursos da Secretaria da Educação para pagamento de policiais militares, prática considerada desvio de finalidade.

Escola Estadual Doutor Paulo de Almeida Nogueira, conhecida como GEPAN, localizada no centro de Cosmópolis. Foto: Divulgação

Pedido do Psol
A medida foi tomada após representação do coletivo Educação em 1º Lugar, apoiado por parlamentares do Psol. Além da suspensão, o tribunal determinou a análise da legalidade das despesas já realizadas e abriu caminho para a responsabilização de gestores que autorizaram gastos apontados como irregulares.

Com a decisão, o futuro da implantação do programa em São Paulo, incluindo a unidade de Cosmópolis, segue indefinido.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também