O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou em cerimônia do Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (22), a instalação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC). Com caráter consultivo, o órgão tem como principal objetivo acompanhar e monitorar a implementação da estratégia estadual para prevenção e enfrentamento de eventos climáticos extremos.
O CEMC é composto por 18 membros, representando o governo estadual, os municípios e a sociedade civil. A iniciativa busca reforçar a governança climática em São Paulo, promovendo a redução de emissões de gases de efeito estufa e aumentando a resiliência das cidades frente a desastres naturais, como inundações, deslizamentos, incêndios florestais e períodos prolongados de estiagem.
O governador destacou a importância de transformar planos em ações concretas:
“Estamos na vanguarda, tornando as ações previstas no nosso planejamento ações vivas. Esse é o grande desafio: sair do discurso e tornar nossas ações efetivas”, afirmou Tarcísio.
O Conselho terá uma atuação integrada, envolvendo áreas estratégicas como restauração ecológica, segurança alimentar, resiliência hídrica, gestão de resíduos e saneamento, além de promover o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.
Participaram da cerimônia os secretários estaduais, como Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Coronel PM Henguel Ricardo Pereira (Casa Militar e Defesa Civil), além de representantes de instituições acadêmicas, empresariais e socioambientais.