Durante visita a Santa Bárbara d’Oeste nesta sexta-feira (31), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a retomada e conclusão das obras do Complexo Esportivo César Cielo, no Parque Araçariguama.
O investimento, firmado por meio de convênio entre o Estado e o município, prevê a transformação do local em um centro esportivo de 90 mil m², com estrutura para 17 modalidades e a conclusão da piscina olímpica que leva o nome do campeão olímpico barbarense.
Paralisadas
Paradas desde 2012, as obras do polo aquático serão retomadas com apoio direto do governo estadual. Tarcísio afirmou ter se sensibilizado com o projeto após conversa com o prefeito Rafael Piovezan (PL) e destacou o caráter social e formador da iniciativa.

“Toda vez que a gente investe no esporte, no equipamento, está criando perspectivas. São pessoas, são famílias que terão acesso ao esporte e desenvolvem atividades esportivas. Isso será importante para a questão da saúde: haverá hidroginástica e atividades voltadas às crianças”, afirmou Tarcísio.
O prefeito Rafael Piovezan acompanhou o anúncio e destacou que a retomada do projeto representa um marco para o município, que desde 2012 aguarda a conclusão da obra em homenagem ao nadador César Cielo, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Além do investimento no esporte, Tarcísio também participou da entrega de 186 novos apartamentos do Conjunto Habitacional Roberto Romano, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Parque Olaria
Durante a visita, o governador também comentou sobre a situação dos prédios abandonados no Parque Olaria, cujas obras estão paradas desde o início da década de 1990. Segundo Tarcísio, o governo estadual pretende demolir as estruturas existentes e iniciar a construção de um novo conjunto habitacional no local.
“A ideia é demolir aquela estrutura toda e começar um novo conjunto. O terreno é muito bom e comporta entre 600 e 800 habitações. O decreto de utilidade pública já está pronto e deve ser publicado nas próximas semanas”, afirmou.
O conjunto do Parque Olaria começou a ser construído em 1989, com previsão de 396 apartamentos distribuídos em 43 blocos. A construtora responsável, Formagio, decretou falência em 1993, deixando as obras inacabadas há mais de 30 anos.





