
O retorno das sessões ordinárias na Câmara Municipal de Paulínia, nesta terça-feira (05), foi marcado por protesto de educadoras infantis. O grupo compareceu em peso ao plenário para acompanhar o andamento do Projeto de Lei 10/2025, que trata da atualização e definição das atribuições do cargo na rede municipal.
Durante a sessão, os vereadores informaram que o projeto foi retirado de pauta a pedido do Executivo, que irá revisar o texto. A medida, no entanto, gerou forte reação das profissionais, que relataram frustração e desgaste emocional. Em entrevista, a educadora Marta Soliane afirmou que a categoria esperava um posicionamento claro e mais respeito por parte do poder público.
“Esse projeto nos dava uma base mínima de segurança e reconhecimento. A retirada nos deixa desamparadas”, disse.

Apesar da manifestação, todos os outros 21 projetos presentes na ordem do dia foram aprovados. Entre os temas debatidos estavam propostas voltadas à saúde, meio ambiente, igualdade racial, denominação de vias públicas e concessão de honrarias.
Cosmópolis: clima tranquilo e foco em homenagens e projetos administrativos

Enquanto Paulínia enfrentava ânimos acalorados, em Cosmópolis o clima na Câmara foi sereno. A 22ª Sessão Ordinária do ano aconteceu sem protestos e com foco na leitura de vetos, requerimentos, projetos de lei e homenagens a cidadãos e servidores.
Entre os destaques da pauta estiveram propostas sobre débitos de contas de água, programas de parcelamento de dívidas, alteração em leis municipais e projetos que instituem honrarias a moradores.
A sessão também marcou o início da agenda temática do mês de agosto, com ações relacionadas ao “Agosto Dourado”, voltadas à atenção pediátrica e valorização do aleitamento materno.
Dois retornos, duas realidades
Com o fim do recesso parlamentar, as Câmaras Municipais retomam os trabalhos com dinâmicas bastante distintas. Em Paulínia, o debate sobre o futuro das educadoras infantis promete continuar acalorado. Já em Cosmópolis, o foco segue voltado para questões administrativas e de reconhecimento público.