Funcionários terceirizados de uma empresa de segurança que presta serviço para a Rumo Logística estão sendo acusados de agredir pessoas em situações de rua, na região central de Americana.
Nesta quarta-feira (30), a TV TODODIA teve acesso a imagens que mostram os profissionais que fazem o monitoramento da cancela que separa a linha férrea da Rua Carioba hostilizando homens que morariam próximo a área.
As imagens recebidas pela TV TODODIA foram gravadas entre julho e setembro deste ano. Pelos vídeos, é possível ver pessoas em situação de serem abordadas pelos agentes com abuso de autoridade, agressão física e verbal, tortura, ameaça com armas de fogo.
“A pessoa deveria ter sido instruída a cruzar a linha férrea devidamente e não com seguranças já partindo para agressão, com excessos de gás de pimenta e pancadas com cassetetes de borracha”, informou um ex-funcionário da empresa de segurança, que preferiu não se identificar.
Ainda de acordo com a testemunha, a empresa exerceria coação de funcionários para não revelarem os procedimentos adotados.
“A pessoa deveria ter sido instruída a cruzar a linha férrea devidamente e não com seguranças já partindo para agressão, com excessos de gás de pimenta e pancadas com cassetetes de borracha. Sou ex-escolta da Campseg e já vivenciei muito dessa brutalidade quando estava de plantão”, afirmou o denunciante.
Questionada pela reportagem da TV TODODIA, a empresa Rumo Logística afirmou que foi informada do caso na última semana. Por meio de nota, a concessionária reiterou que não compactua com qualquer tipo de conduta irregular por nenhum dos prestadores de serviço e que, imediatamente ao tomar conhecimento do ocorrido acionou a empresa de segurança contratada para tomar as medidas cabíveis.
A Campseg, empresa de segurança terceirizada a qual pertencem os funcionários, também foi procurada pela TV TODODIA, mas não respondeu ao pedido de posicionamento até o fechamento desta matéria.