O estudante João Neves, de 18 anos, morreu na tarde de sexta-feira (18) no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM), em Americana, onde estava internado para realizar uma cirurgia na mão direita, após sofrer uma queda de bicicleta. A família acusa a unidade de saúde de negligência médica.
Morador do bairro Carioba, João caiu de bicicleta na noite de quarta-feira (16), enquanto pedalava pela região. Segundo a mãe, Sueli de Oliveira dos Anjos, o jovem chegou em casa com dores e a mão inchada, mas recusou atendimento médico, afirmando que havia “colocado a mão no lugar” e que a dor era suportável.
Na noite de quinta-feira (17), diante da persistência do inchaço e da dor, Sueli o levou até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Antônio Zanaga. Após a realização de um exame de raio-x, foi constatada uma fratura na mão direita. João foi então transferido ao Hospital Municipal, onde um novo raio-x confirmou a lesão.

Ele foi internado e informado de que passaria por cirurgia, mas não havia previsão para o horário do procedimento. Segundo a mãe, João foi orientado a permanecer em jejum, inclusive sem ingestão de água. Ainda de acordo com Sueli, a pressão arterial do filho chegou a 4, mas ele relatava estar se sentindo bem.
Em determinado momento, uma enfermeira teria aplicado uma medicação — não identificada pela família — após a qual João começou a se debater, entrando em um estado de agitação repentina. Sueli relata que gritou por socorro e que enfermeiras e três médicos tentaram reanimá-lo.
Ela afirma ter sido retirada do quarto e, cerca de uma hora depois, foi informada da morte do filho. O óbito foi registrado às 16h50 de sexta-feira. A certidão de óbito indica “aguarda exames complementares” no campo destinado à causa da morte.

A família registrou um boletim de ocorrência e questiona a conduta da equipe médica. Sueli afirma que o filho não tinha histórico de alergia a medicamentos e acredita que a aplicação da medicação, somada à pressão arterial baixa, pode ter resultado em uma reação fatal. “Ele foi só pra fazer uma cirurgia simples na mão, e aconteceu isso”, lamentou.
João Neves era estudante e apaixonado por ciclismo. Nos momentos livres, costumava pedalar com os amigos, com quem fazia parte de um grupo ciclístico da cidade.

O sepultamento ocorreu na tarde de sábado (19), no Cemitério Parque Gramado. Amigos prestaram homenagens emocionadas, com faixas e bicicletas posicionadas na entrada do cemitério.
OUTRO LADO
“O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi informa que o paciente deu entrada na unidade na quinta-feira (17), após sofrer uma queda de bicicleta, resultando em fratura na mão. Após avaliação da equipe médica, foi indicada a realização de um procedimento cirúrgico, previsto para ocorrer na sexta-feira (18). Antes da cirurgia, o paciente apresentou uma súbita perda de sinais vitais, seguida de uma parada cardiorrespiratória. Apesar de todos os esforços realizados pela equipe médica para reverter o quadro, infelizmente, o paciente evoluiu a óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será realizada a necropsia para determinar a causa da morte. O Hospital lamenta profundamente o falecimento do paciente e expressa solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor.“