Um grupo de amigos e voluntários de Nova Odessa se uniu literalmente numa corrente do bem para amenizar o sofrimento do jovem Guilherme Alves, de apenas 22 anos, portador desde o nascimento da SÍndrome de Hoffman (atrofia muscular), que o deixou imobilizado numa cama. O objetivo é arrecadar dinheiro para a compra de um vídeo game adaptado. Para isso, organizaram um torneio de vôlei feminino, que acontece neste domingo, dia 30 de setembro, das 9h às 17h, no Ginásio do Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa. Tudo o que for consumido na cantina durante o dia será revertido para a compra do presente, orçado em cerca de R$ 2, 8 mil.
De acordo com uma das voluntárias do evento, Michele Faganello, que também será responsável pela coordenação da cantiga, o grupo recebeu algumas doações de alimentos, como frios, pães, e até mesmo uma máquina de pastel, mas ela frisa a importância da adesão do público neste dia, já que eles dependem do consumo da cantina para arrecadar o dinheiro necessário para a compra do presente. “Todos estamos unidos em torno dessa causa, pois queremos ao menos dar um pouco de alegria para esse menino que só conhece a realidade do seu quarto”, explicou. Segundo ela, a família do garoto é muito humilde. Ele mora com a mãe e mais duas irmãs.
Como Guilherme necessita de cuidados específicos, já que vive com oxigênio, e não movimenta nenhuma parte do corpo, exceto os dedos das mãos, seu quarto se transformou numa espécie de home care (cuidados em casa, no inglês). Michele explica que a ideia de fazer o torneio surgiu de uma técnica de enfermagem voluntária, Raquel Santos, que se uniu ao professor de educação física Everson Borges na organização. “A Raquel sempre vai visitá-lo e uma vez levou um vídeo game e viu o quanto ele ficou emocionado. Daí surgiu a ideia e dar esse presente”. Raquel é uma das voluntárias mais atuantes de Nova Odessa, onde tem um projeto social há mais de 10 anos com crianças durante o Natal, e também serve comida para moradores de rua começando em Nova Odessa e terminando em Americana. “Foi dela essa iniciativa de ajudar o Guilherme”.
Para o funcionamento do vídeo game, é colocado uma fralda em sua mão. Então, ele consegue alcançar os comandos do controle adaptado, permitindo uma interação com o jogo sem necessidade da ajuda de outra pessoa. Michele explicou que Guilherme conversa com dificuldade, mas que entende tudo normalmente, somente o seu corpo que não se movimenta. “Temos certeza que ele ficará muito feliz e emocionado com esse presente. Se cada um ajudar um pouquinho conseguiremos realizar esse sonho”. A ideia é transportá-lo de ambulância e com um balão de oxigênio ao local do evento, por volta das 15h.
DEPÓSITO: Para quem não poder comparecer ao evento de domingo, mas quiser contribuir para a compra do presente, há uma conta na qual poderá ser depositada qualquer ajuda financeira. Banco Bradesco, Agência 03174, conta corrente 00436399, no nome de Raquel Cristina Lima.
SERVIÇO: Vôlei Beneficente
Domingo: 30 de setembro, das 9h às 17h
Ginásio do Jardim Santa Rosa, Nova Odessa
Entrada franca. Toda renda da cantina será revertida para a compra do vídeo game adaptado