sexta-feira, 12 dezembro 2025
MOBILIDADE URBANA

Transporte público de Santa Bárbara d’Oeste segue em operação parcial; usuários cobram solução

Impasse entre prefeitura e empresa Nova Via se arrasta desde o início do mês e afeta bairros com redução de frota e aumento da lotação
Por
João Victor Viana

A população de Santa Bárbara d’Oeste continua enfrentando problemas no transporte coletivo municipal em razão do impasse entre a prefeitura e a empresa Nova Via, responsável pelo serviço. Algumas linhas seguem fora de circulação, enquanto outras operam com intervalos maiores, o que tem provocado superlotação e reclamações frequentes dos usuários.

As linhas fora de operação atingem principalmente os bairros São Fernando, Santa Luzia, Beira Rio, Grego, Santo Antônio do Sapezeiro e outras regiões da cidade. Mesmo onde há circulação, os usuários relatam aumento no tempo de espera entre um ônibus e outro, dificultando a rotina de quem depende do serviço.

Paralisação parcial desde o início de dezembro
Desde segunda-feira (1º), o transporte coletivo está parcialmente paralisado devido aos conflitos entre a administração municipal e a concessionária. A Justiça concedeu uma liminar determinando a normalização das linhas, mas, segundo usuários, os transtornos continuam.

Durante coletiva na abertura do Natal das Árvores, realizada na quarta-feira (4), o prefeito Rafael Piovezan (PL) afirmou que não aceitaria pressões da empresa diante do pedido de indenização por um suposto déficit causado pela ausência de reajustes tarifários entre agosto de 2018 e maio de 2022.

Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Usuários cobram regularidade e qualidade do serviço
Com a tarifa em R$ 5,90, moradores questionam a qualidade do transporte oferecido. “Para a gente está sendo um transtorno aqui na cidade, não só para mim como para todo mundo, porque antes o ônibus era de meia em meia hora e agora é só de uma em uma hora, e tem bairros que não tem ônibus e isso é muito injusto”, disse Claudia Calse, usuária da linha do Bosque das Árvores.

A promotora de vendas Luciane Tiago relatou dificuldades para se deslocar entre locais de trabalho. “Antes de estar acontecendo tudo isso era bom, o povo tinha ônibus, hoje não tem mais. Se você quiser sair de um lugar para o outro é uma hora, uma hora e meia, porque não tem ônibus”, afirmou.

Prefeitura afirma ter acionado a Justiça
A reportagem da TV TODODIA questionou a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, que se manifestou por meio de nota oficial. Segundo o Executivo, a administração foi surpreendida com a retirada de 11 veículos de circulação no dia (1º), sem formalização prévia por parte da empresa, o que teria afetado milhares de usuários.

Ainda de acordo com a nota, diante da não retomada integral do serviço prevista em contrato, o município acionou a Justiça e obteve liminar para garantir a continuidade do transporte público. A prefeitura informou também que o reajuste da tarifa foi realizado em julho e que os repasses contratuais estão em dia, aguardando o cumprimento da decisão judicial por parte da concessionária.

Empresa não se manifesta
A empresa Nova Via também foi procurada pela reportagem da TV TODODIA. Foram feitas tentativas de contato por telefone, e-mail, com o advogado da empresa e pessoalmente na sede, localizada no Distrito Industrial. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também