
A Prefeitura de Campinas realizou uma cerimônia, nesta terça-feira (13), para entregar oficialmente o Terminal Ouro Verde do BRT, que já estava operando plenamente desde o final de abril. A inauguração da estação é simbólica, pois, após quase oito anos de obras, os trabalhos de infraestrutura foram finalmente concluídos. A previsão inicial era de que a obra fosse finalizada em 2020, mas diversos problemas causaram atrasos na entrega.
Com isso, todos os terminais e estações do BRT campineiro estão atualmente em operação. A estrutura de 26 mil metros quadrados está localizada em frente ao Hospital Ouro Verde e é exclusiva para os passageiros do BRT.
Histórico das obras
O projeto do BRT teve início em 2014, e as obras começaram em maio de 2017, durante o governo de Jonas Donizette (PSB). O atual deputado federal relembrou que enfrentou muitas críticas devido aos transtornos causados pelas obras: “São 37 km de obras, e obras feitas em lugares que têm comércio, que têm residência, isso incomoda as pessoas, é natural. Mas é algo que, depois, melhora a cidade, melhora a vida de todos. Hoje, essas mesmas pessoas agradecem pelas obras realizadas: suas casas, seus comércios se valorizaram, o movimento aumentou e também foram destravados vários pontos com longos congestionamentos, criando maior facilidade, tanto no trânsito de veículos quanto, principalmente, no transporte coletivo.”
Atrasos
A pandemia e problemas com construtoras que não conseguiram cumprir os contratos foram alguns dos fatores que contribuíram para os atrasos. As obras avançaram durante o governo de Dário Saadi (Republicanos) e foram concluídas agora, no início de seu segundo mandato como prefeito de Campinas. Segundo Dário. “Essa entrega é fundamental, não só porque já está 100% em operação e com boa aceitação, mas também porque reduziu o tempo de deslocamento das regiões do Campo Grande e Ouro Verde para o centro da cidade. Dependendo do horário, ganha-se quase meia hora nesses deslocamentos. Além disso, melhorou a fluidez do trânsito nessas regiões, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida. O BRT não é apenas composto por corredores de ônibus, terminais, estações, viadutos e pontes, mas representa desenvolvimento para as regiões do Ouro Verde e Campo Grande.”
Qualidade de vida
O ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e atual secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia (MDB), também esteve presente na cerimônia, representando o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Ele destacou os benefícios sociais da obra. “É uma obra importante para os campineiros, um sistema de BRTs que vai melhorar a vida de 425 mil moradores do Campo Grande e Ouro Verde. Vai facilitar o dia a dia de quem se desloca para o trabalho, para os estudos. Como o prefeito Dário disse, ganhar meia hora para ir e meia hora para voltar representa uma hora por dia. Ao final da semana, são seis horas; no mês, 24 horas; no ano, 12 dias. São 12 dias a mais para a pessoa aproveitar com a família, com os filhos, netos, ou para aprender algo novo.”
Estrutura dos Corredores BRT
O Corredor Ouro Verde do BRT conta com quatro terminais e 15 estações, enquanto o Corredor Campo Grande possui três terminais e 17 estações. Inicialmente, o funcionamento do BRT em Campinas dependeria da conclusão de uma nova licitação do transporte público. Como essa licitação ainda não foi finalizada, desde 2022 a Prefeitura tem firmado acordos com as empresas que operam o sistema, permitindo que o BRT funcionasse dentro do contrato atual.