sábado, 23 novembro 2024

Um novo complexo viário

A Prefeitura de Hortolândia abriu nessa semana licitação para contratar empresa para executar as obras de um complexo viário que fará a interligação de várias áreas da cidade. O investimento é estimado em R$ 85 milhões e deverá ser concluído em 12 meses após assinatura do contrato, que deve ocorrer, se a licitação transcorrer sem percalços, em cerca de dois meses.

As obras fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e têm objetivo não só de melhorar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, mas também de atrair empresas para a cidade.

A construção do novo viário será dividida em várias etapas complementares, que possibilitarão caminhos mais curtos e trânsito eficiente, diminuindo congestionamentos na área urbana. A obra possibilitará integração de diversos bairros por meio de novas avenidas, desde a Vila Real, na região central, até a área sob a Ponte da Esperança, próximo da Avenida Panaíno.

Uma das etapas será a construção de uma nova avenida como prolongamento da Rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), até a Rua Pacaembu (Jardim Carmem Cristina), próximo da Avenida Sabina Baptista de Camargo.

Esta obra terá um trecho de transposição sobre o córrego da Vila Real e uma rua projetada para ligação da nova avenida até a Rua Frederico Alves da Costa, no Jardim Nova Hortolândia. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a Rua Amazonas, no Jardim São Jorge.

Já no Jardim Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da Rua Flamboyant (rua da delegacia de polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a Rua Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Minda, até o cruzamento com a Avenida Carlos Roberto Prataviera, na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba.

Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a Avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park, que já está em obras para integrar a Avenida da Emancipação e a Avenida Antônio da Costa Santos.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, serão cerca de três quilômetros de novos viários, seis quilômetros de ciclovia, um quilômetro de duplicação de viário, uma passagem sob a linha do trem, cinco pontes sobre o Córrego Jacuba e a canalização de cerca de 500 metros do manancial.

“Com essa obra, vamos conseguir fazer um parque linear nessa região. Além de melhorar bastante o fluxo de veículos, é uma obra de recuperação do Meio Ambiente, sempre respeitado os 30 metros de área de preservação do córrego”, explicou o secretário.

Ele estima que, apesar do edital da obra prever investimento de R$ 85 milhões, por conta da disputa de preços entre as empresas na licitação, o valor deve ser menor.

As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

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