Sábado, 27 Novembro 2021

Umidade relativa do ar deve voltar a cair na próxima semana

CidadesClima

Umidade relativa do ar deve voltar a cair na próxima semana

Apesar de queda na temperatura nesta sexta, previsão é de tempo seco na próxima semana na região 

Além dos prejuízos à saúde, o tempo seco favorece a incidência de queimadas (Foto: Divulgação)

Apesar da queda da temperatura e do aumento da umidade relativa do ar nesta sexta-feira, a previsão é que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) volte a apresentar índices preocupantes de seca no clima nos próximos dias. Na última semana, a região registrou queda nos índices por seis dias seguidos, com umidade do ar chegando a ficar abaixo de 20%. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Nos próximos dias os índices de umidade relativa do ar devem atingir 32%.

Além dos prejuízos à saúde, o tempo seco favorece a incidência de queimadas.

No último sábado (21) um incêndio atingiu cerca de 4 mil metros do Viveiro Municipal de Nova Odessa e na quinta-feira (26) o fogo destruiu aproximadamente 10 mil metros quadrados de uma área verde do bairro São Luiz, em Americana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta, o órgão tem monitorado áreas com maior risco, feito vistorias e conscientizando a população sobre os riscos.

"Orientamos a população para que jamais coloque em fogo na mata para queimar lixos caseiros e nunca atear fogo em áreas públicas, pois é crime. Temos áreas críticas mas com esse calor e estiagem todas as áreas de mata e vegetação seca correm o riscos, notadamente os focos aumentaram este ano e a Defesa Civil está atendendo mais casos".

No caso de Nova Odessa, a Defesa Civil acredita que o foco do incêndio começou fora da área cercada do Viveiro, por ação humana intencional, mas acabou se alastrando para dentro do espaço. As três cidades fazem monitoramento por meio de imagens de satélite do Sistema de Monitoramento de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/