A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, nessa segunda-feira (21), que a equipe técnica do Ministério da Saúde aprovou a solicitação do município para habilitação da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).
Após a habilitação, o município vai passar a contar com R$5.547.447 por ano para custeio da unidade.
“Atualmente, temos um valor de custeio de aproximadamente R$500 mil por mês, que é mantido pelo município juntamente com o Governo do Estado. Com a Unacon habilitada, ela será 100% custeada com recurso do Governo Federal, permitindo ao município outros investimentos“, explicou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Ainda segundo o secretário, a Unacon vai se tornar um serviço permanente e os atendimentos vão ser ampliados em 20%, passando para 650 cirurgias e 5.300 quimioterapias por ano. Além disso, a unidade passa a contar com medicamentos de alto custo do Ministério da Saúde.
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, comemorou a aprovação. “Agora falta muito pouco para que a Unacon seja habilitada e comece a receber os recursos federais para custeio […] é a maior obra social e de saúde da nossa cidade, tratamento contra o câncer perto de casa, sem dúvida, uma das maiores conquistas da nossa gestão“, disse Chico Sardelli.