
A União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) está convocando aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para uma assembleia de orientação sobre descontos irregulares nos benefícios.
A medida acontece depois que Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, para combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. O cálculo é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.
Balanço apresentado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.
A entidade encaminhou ofícios à Gerência Executiva do INSS de Piracicaba, ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Limeira, à Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Limeira.
O encontro será realizado no dia 16 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região (STIAL).
“Inúmeros aposentados entraram em contato conosco, pedindo essa orientação. Além dos descontos irregulares, queremos abordar fraudes e golpes financeiros”, pontuou o presidente Artur Bueno Júnior.
A pauta do encontro também inclui o processo de restituição dos valores desviados — o governo federal já anunciou uma série de medidas nesse sentido. “Mas a prevenção e a criação de um ambiente seguro para os aposentados terão prioridade durante as conversas”, emendou o dirigente sindical.
A assembleia começa às 9h30, e o sindicato está localizado na Rua Siqueira Campos, 96, Centro – Limeira.