terça-feira, 26 novembro 2024

Unicamp: 32% na disputa são de escolas públicas

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp divulgou, na última quinta-feira (18), o total de inscritos para o Vestibular Unicamp 2020 e a relação candidatos-vaga por curso. Estão concorrendo ao processo 72.859 candidatos, que irão disputar a 2.570 vagas em 69 cursos de graduação.

O percentual de estudantes egressos de escolas públicas passou de 30,9% para 32,2% este ano, somando 23.464 candidato. No ano passado, a Unicamp havia registrado um total de 76.312 inscritos no vestibular. O vestibular é responsável por 80% das vagas de ingresso na graduação da Unicamp.

O preenchimento dos outros 20% (639 vagas) é feito por meio da modalidade Enem-Unicamp, cujas inscrições começam dia 21 de outubro. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto enalteceu a maior presença de estudantes formados em escolas da rede pública e afirmou que o número é “fruto de uma ação contínua de visitas às escolas e também da maior conscientização desses estudantes de que é possível ingressar em uma universidade de referência”, comentou.

José Alves destacou, ainda, o crescimento de inscritos em todas as capitais do país em que a Unicamp aplica as provas do vestibular, além de São Paulo. “Os dados indicam que a universidade se consolida como opção para estudantes de todo o país”, afirmou. Além do crescimento do número de estudantes de escolas públicas inscritos, a Unicamp praticamente manteve os demais índices de inclusão, em comparação ao ano anterior.

O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos é de 21,3% contra 21,8% no ano anterior. O número de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico- -raciais foi de 11% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2020, contra 12% na edição passada. Essa é a segunda vez que a Unicamp terá a adoção de cotas para pretos e pardos em seu vestibular.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também